[[date:%A, %d %B %Y]]

Educação SP anuncia volta obrigatória às aulas a partir do dia 18 de outubro

Geral100%

Educação SP anuncia volta obrigatória às aulas a partir do dia 18 de outubro

Distanciamento de um metro com revezamento entre os alunos, dependendo da capacidade física da escola, será mantido até o fim do mês.  

De acordo com o governo estadual, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Foto- Governo de SP

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (13), junto ao Secretário da Educação, Rossieli Soares, a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais para todas as redes (estadual, municipais e privada) vinculadas ao Conselho Estadual de Educação a partir de 18 de outubro. Até então, a presença era facultativa às famílias.

Todos os protocolos sanitários, como o distanciamento de um metro entre as pessoas, uso obrigatório de máscara e álcool em gel ainda serão mantidos até o final de outubro, assim como o esquema de revezamento planejado por cada escola, de acordo com a capacidade física.

A partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas nas redes de ensino, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais. Ampliando o acesso e a frequência dos estudantes da educação básica à unidade escolar para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.

VACINAÇÃO
De acordo com o governo paulista, a imunização de 97% dos profissionais da educação, com esquema vacinal completo, garante maior segurança para a retomada por completo das aulas. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Retomada gradual das atividades
começou em setembro de 2020

De acordo com o governo estadual, desde o início da pandemia, a atual administração e a Seduc-SP vêm se empenhando para promover o avanço na retomada das atividades presenciais nas escolas de forma 'segura e assertiva'.

Em 8 de setembro de 2020, foi feita a abertura das escolas para atividades presenciais e no dia 3 de novembro foram autorizadas aulas regulares para Ensino Médio (EM) e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Em janeiro de 2021, a recuperação aconteceu de forma presencial e facultativa e em 8 de fevereiro aconteceu a abertura das escolas para o ano letivo de 2021.

Em março, durante a fase emergencial do Plano SP, as escolas abriram só para os estudantes mais vulneráveis, de acordo com o CadÚnico. No mês seguinte, em 14 de abril, já na fase vermelha do Plano SP, a presença permitida era de até 35% dos alunos. Em julho também houve recuperação presencial.

No último dia 2 de agosto foi dado início ao segundo semestre letivo presencial e agora em outubro é anunciado o retorno total dos estudantes, com presença obrigatória em sala de aula, que antecede o último avanço nessa escalada para a retomada das atividades presenciais na educação: o retorno, sem revezamento, de todos os estudantes.

VOLTA ÀS AULAS 100% PRESENCIAL
Exceção à obrigatoriedade

•Jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra COVID-19;

•Jovens gestantes e puérperas;

•Crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para COVID-19, para as quais não há vacina contra COVID-19 aprovada no país;

•Estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à COVID-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection