Dia do Professor: rede estadual busca atrair novos talentos para a profissão
Em todo estado de São Paulo são mais de 220 mil docentes atuando, sendo quase 100 mil já enquadrados na Nova Carreira.
Neste sábado, 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor. Na rede estadual, a data representa mais 220 mil profissionais atuando nas salas de aulas de 5,3 mil escolas, nas 91 Diretorias de Ensino e órgãos centrais. Apesar de ser uma das profissões mais importantes da sociedade, a carreira docente no Brasil nos últimos anos tem o desafio em engajar novos profissionais.
Com intuito de atrair novos talentos e valorizar a profissão, segundo o governo estadual, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) implementou a Nova Carreira Docente que oferece salários iniciais de R$ 5 e 7 mil reais, para jornadas de 40h, sendo o maior em escolas do Programa de Ensino Integral (PEI), 30% maior que o piso nacional bruto. Atualmente, na rede estadual, menos de 17 mil professores têm até 29 anos, cerca de 7,7%.
SOBRE A NOVA CARREIRA
O processo de adesão à Nova Carreira se iniciou em junho e, até o momento, cerca de 100 mil professores passaram a se enquadrar no modelo. Com base na Lei Complementar nº 1.374, os docentes que desejarem mudar de carreira terão até junho de 2024 para fazer realizar a solicitação, que é feita de forma online através da Secretaria Escolar Digital (SED).
Centrado na prática docente, o novo modelo, além de propor valorização, por meio da atualização da tabela de referências salariais, também valoriza títulos acadêmicos e estabelece avaliações por desempenho e desenvolvimento por meio de evoluções funcionais com interstícios de 2 anos.
PERFIL DOS PROFESSORES DA
REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO
A rede estadual de São Paulo conta com cerca de 186 mil professores naturais do próprio estado. O restante é composto por profissionais dos demais 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Os estados vizinhos, Minas Gerais e Paraná, possuem 8,2 mil e 6,2 profissionais atuando respectivamente. Fechando o top 5, Bahia, com mais de 6 mil e Pernambuco com 3,4 mil integram o quadro.
A maioria dos docentes de São Paulo são mulheres, mais de 158 mil contra 64,4 mil homens, sendo a média de idade 50 e 40 anos respectivamente, deixando a média geral do estado em 45 anos.
Comentários: