[[date:%A, %d %B %Y]]

Controlar a pressão arterial pode evitar doenças associadas

GeralSaúde

Controlar a pressão arterial pode evitar doenças associadas

O número de pessoas que vivem com hipertensão dobrou para 1,28 bilhão desde 1990, segundo a OMS. 

A pressão alta é uma doença silenciosa que atinge homens e mulheres, de diversas idades. Foto- Divulgação/AI

O coração é um órgão que bate cerca de 60 a 80 vezes por minuto, impulsionando cerca de 5 litros de sangue para todo o corpo. A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos, e é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelo corpo.

A Hipertensão Arterial ou Pressão Alta ocorre quando a pressão que o sangue faz na saída do coração e na parede das artérias é maior do que o normal. 

"São considerados valores normais quando a Pressão Arterial Sistólica está abaixo de 130 mmHg e a Pressão Arterial Diastólica está abaixo de 85 mmHg. Níveis de pressão de 140x90mmHg ou superiores já são considerados elevados já sendo compatíveis com o diagnóstico de Hipertensão Arterial", explica o médico cardiologista do Hospital viValle, de São José dos Campos, Dr. Carlos Wollmann.

ESTATÍSTICAS
O número de pessoas que vivem com hipertensão dobrou para 1,28 bilhão desde 1990, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A hipertensão afeta cerca de 40% da população mundial e causa a morte de 9,4 milhões de pessoas no mundo; é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos derrames cerebrais anualmente, sendo o principal fator de risco para essas graves doenças.

A pressão alta é uma doença silenciosa que atinge homens e mulheres, de diversas idades. No Brasil, uma em cada três pessoas são hipertensas. Metade dos homens e mulheres com mais de 50 anos tem hipertensão arterial. 

"Com o avanço da idade, o risco aumenta: três em cada quatro daqueles acima de 75 anos têm a doença. Mas o dado mais preocupante é que apenas um em cada cinco hipertensos realiza o tratamento de forma correta (medidas farmacológicas – uso de medicamentos – e não farmacológicas – modificação de estilo de vida, buscando hábitos saudávies)", contextualiza o cardiologista.

A Hipertensão Arterial é, portanto, a principal responsável pelas doenças do aparelho circulatório, como o ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio), o enfraquecimento do coração (insuficiência cardíaca), o derrame cerebral (AVC - acidente vascular cerebral), a redução ou perda da função dos rins (insuficiência renal crônica), redução da visão e até cegueira, demência e amputações.

PREVENÇÃO
A mudança no estilo de vida deve ser a primeira maneira de se combater a hipertensão arterial. "Apesar das modificações no estilo de vida, grande parte dos pacientes precisa ainda do tratamento com remédios, que devem ser tomados com disciplina e seguindo orientação médica", aconselha o especialista.

DICAS
Como controlar a pressão alta e evitar
o surgimento de problemas mais sérios

- Pare de fumar;

- Pratique atividade física aeróbica moderada, como caminhada, corrida, natação, andar de bicicleta, por 30 minutos por dia e 4 vezes por semana (consulte seu médico para orientações quanto aos exercícios);

- Procure manter uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcar e gordura, e rica em verduras, legumes e frutas;

- Se estiver acima do peso, procure emagrecer e controle o peso;

- Modere o consumo de álcool;

- Tenha um sono de qualidade. É importante para controlar a pressão alta, dormir bem, pois ajuda a normalizar os batimentos cardíacos e a circulação;

- Cuidado com a automedicação, pois existem vários fármacos que podem aumentar a pressão;

- Evite o estresse. O estresse e a ansiedade do dia a dia afetam não apenas nossa mente, mas também o corpo.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection