[[date:%A, %d %B %Y]]

Câncer infantil exige muita atenção e acesso a cuidados especializados

Geraldesafios

Câncer infantil exige muita atenção e acesso a cuidados especializados

Descoberta tardia da doença, dificuldade de acesso a centros especializados, diagnóstico preciso e novas terapias são desafios.  

Cerca de 80% dos pacientes têm boas chances de cura, principalmente quando o diagnóstico é precoce. Foto- Freepik/Ilustração

A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) chama a atenção para a necessidade de avanços no cenário do câncer infantojuvenil, doença que responde pela primeira causa de morte por doenças em crianças no País. O Brasil enfrenta desafios no que diz respeito à descoberta tardia e dificuldades de acesso a centros especializados, a recursos de diagnóstico preciso e às novas terapias.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade. Cerca de 80% dos pacientes têm boas chances de cura, principalmente quando o diagnóstico é precoce.

"O Brasil precisa avançar muito neste ponto, temos que diagnosticar o câncer ainda em suas fases iniciais e garantir acesso a centros de tratamento especializados", afirma o Dr. Neviçolino de Carvalho, oncologista pediátrico e presidente da SOBOPE.

O especialista explica que o pediatra da assistência primária tem em suas mãos a responsabilidade de fazer o diagnóstico oportuno, valorizando as queixas de pais e cuidadores e pensando na possibilidade de diagnóstico de câncer. "O olhar cuidadoso nesta etapa é essencial", afirma.

SINAIS
Além dos pais, médicos, familiares, professores e todos que convivem com a criança e o adolescente, devem estar atentos para notar sinais que podem indicar a doença: manchas arroxeadas na pele (hematomas), caroços pelo corpo (ínguas), febre, vômitos, dor de cabeça persistente, dores ósseas e inchaços nos membros.

"Quando se trata de crianças, batemos muito neste ponto de que é preciso reconhecer a doença o quanto antes e agir, buscar o diagnóstico precocemente para que o tratamento se inicie mais rápido, ampliando as chances de desfecho positivo para o paciente", afirma o presidente da SOBOPE.

Após o diagnóstico é fundamental que a criança receba suporte da família, dos amigos e da comunidade escolar, o que traz um impacto relevante para a recuperação. "É um trabalho conjunto, dos primeiros sinais ao último dia de tratamento. Inclusive após o período terapêutico, o acompanhamento e os cuidados continuam. A luta é de todos", conclui.

SERVIÇO
Sobre a SOBOPE
Fundada em 1981, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infanto-juvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection