[[date:%A, %d %B %Y]]

Campanha gratuita testa pessoas vulneráveis à doença renal crônica

GeralSaúde

Campanha gratuita testa pessoas vulneráveis à doença renal crônica

Iniciativa visa testar mais de um milhão de brasileiros hipertensos e diabéticos, os mais propensos a desenvolver essa condição.  

Testagem visa aumentar número de diagnósticos em estágio inicial.Foto- Divulgação/AI

Uma campanha nacional de testagem gratuita busca aumentar o número de diagnósticos de Doença Renal Crônica. A iniciativa com apoio da AstraZeneca e execução da Rede Dasa tem como meta testar mais de um milhão de brasileiros hipertensos e diabéticos, os grupos mais propensos a desenvolver essa condição.

Segundo Dr. Carlos Wollmann, cardiologista do Hospital Vivalle, a doença renal crônica é prevalente no mundo inteiro, com cerca de 900 mil casos diagnosticados, e mesmo assim, acredita-se que esse total é subnotificado, isso porque a doença costuma ser assintomática nas primeiras fases.

"Quando a pressão arterial foge do valor ideal, os vasos sanguíneos sofrem lesões e, com o tempo, podem ficar mais espessos e rígidos. Nos rins, esse efeito resulta em perda da eficiência para filtrar o sangue e eliminar resíduos nocivos adequadamente. No caso do diabetes descontrolado, é o aumento da glicemia que danifica os vasos e acaba acarretando o mesmo efeito", explica.

O médico comenta também que apenas 5 a 10% dos pacientes que têm doenças renais crônicas sabem do problema antes de chegar em fases muito avançadas.

"Doenças renais são silenciosas e, por isso, detectadas tardiamente. Qualquer comprometimento crônico do rim é irreversível, mas, com a detecção precoce, é possível evitar que a complicação evolua para diálise ou transplante. Antigamente, não tínhamos como tratar. Hoje em dia, já há tratamento, mas ele precisa ser feito precocemente", comenta o médico.

EXAMES GRATUITOS
A campanha visa identificar qualquer comprometimento das funções renais em um grau ainda leve em pacientes diabéticos e hipertensos, que são os mais vulneráveis. Para participar, basta ser maior de 18 anos, residente no Brasil e não ter diagnóstico prévio de doença renal crônica.

É preciso preencher o cadastro no site (diagnosticodoencarenal.dasa.com.br) e se apresentar em uma das unidades Dasa participantes da campanha, portando documento com foto. O exame é gratuito.
Na região do Vale do Paraíba, as unidades participantes são os laboratórios Oswaldo Cruz e o ValeClin. A campanha se estende até fevereiro de 2023.

"Esse primeiro teste é uma triagem. Os pacientes que tiverem alteração nos exames serão orientados a discutir os resultados com seu médico e a refazer os exames após três meses para confirmar o diagnóstico", finaliza Dr. Carlos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection