A arte de pegar leve: os benefícios do humor para lidar com o estresse
Escritor explora a ciência por trás do estresse e detalha as consequências no corpo e na mente.
'Você é feliz?', pergunta o comediante, psicólogo e neurocientista Brian King no prefácio de 'A arte de pegar leve: como lidar com ursos, trânsito e todos os estresses da vida'.Na obra publicada no Brasil pela VR Editora, selo Latitude, o escritor explora a ciência por trás do estresse e detalha as consequências no corpo e na mente.
Formado em psicologia e neurociência na Universidade do Texas e PhD pela Bowling Green State University, Brian King já realizou centenas de shows como comediante ao redor do mundo para apresentar o humor como uma ferramenta terapêutica no controle do estresse. A união das duas práticas profissionais resultou em técnicas para lidar com o estresse baseadas no relaxamento, resiliência e aceitação apresentadas ao longo dos 10 capítulos da obra.
Além de sugerir maneiras de lidar com as situações tensas do cotidiano, o psicólogo e neurocientista destaca as doenças resultantes da exposição intensa e frequente ao estresse, como transtornos de ansiedade, depressão, hipertensão, obesidade e abuso de substâncias. Brian alerta que a intenção da obra não é substituir a terapia. "O único objetivo é ser fonte de entretenimento, informação e conselhos", afirma.
'Lidar com os ursos', uma situação que foge ao controle, é uma das metáforas utilizadas pelo escritor para explicar as variadas reações associadas à tensão, como, por exemplo, a percepção de ameaça e sentimento de impotência. "O estresse é simplesmente uma reação. Ser capaz de redirecionar conscientemente as escolhas feitas por outras áreas do cérebro é a chave para ter uma vida menos estressante", finaliza Brian.
SERVIÇO
Link de venda: VR Editora.
Comentários: