Estreia do Cobras, representante brasileiro no Super Rugby Américas, acontece neste sábado (17), às 15h, no estádio Du Cambuzano
Começa neste sábado (17), a temporada 2024 do Super Rugby Américas, a principal liga de Rugby XV masculino do continente. A partir das 15h, a cidade de Jacareí recebe o primeiro jogo dos Cobras, equipe gerida pela Confederação Brasileira de Rugby e uma das sete participantes da competição. O adversário de estreia é o Peñarol (Uruguai), no estádio Du Cambuzano, em partida com transmissão ao vivo dos canais ESPN e Star+.
"Este é um projeto estratégico para a Brasil Rugby, que vem crescendo ano após ano. Os Cobras são uma equipe profissional de rugby, estruturada a partir de um modelo de franquia, que dá a oportunidade aos atletas brasileiros de atuarem com maior frequência a nível internacional, elevando a qualidade do nosso jogo. E só assim podemos almejar um dia chegar à elite mundial e disputar a Copa do Mundo de Rugby", explica o treinador dos Cobras, o neozelandês Josh Reeves.
REGULAMENTO
Na primeira fase do Super Rugby Américas, todas as equipes disputam 12 jogos, em sistema de turno e returno, com as quatro melhores avançando às semifinais. No caso da franquia brasileira, as seis partidas como mandante serão realizadas em Jacareí, sendo as três primeiras em três sábados consecutivos – após a estreia contra o Peñarol, o Cobras enfrenta o Dogos (Argentina) no dia 24 de fevereiro e o Selknam (Chile) em 2 de março.
O elenco dos Cobras é composto por 34 atletas, sendo 28 brasileiros, cinco argentinos e um colombiano. Além deles, a franquia possui 12 jogadores que compõem o time de desenvolvimento, intitulado 'Academy'. Juntos, estes dois grupos possuem seis atletas do Jacareí Rugby, principal clube local, confirmando a tradição da cidade paulista na modalidade.
Torcedores devem fazer
pré-reserva de ingressos
Para garantirem seus lugares nos jogos, os torcedores devem fazer uma pré-reserva pelo site ingresse.com/cobras-no-super-rugby-americas e levarem 1kg de alimento ao estádio Du Cambuzano no dia da partida.
Além do valor simbólico do ingresso, o público terá à disposição uma série de ativações promovidas pela Brasil Rugby, em parceria com a agência House of Rugby e apoio da Prefeitura de Jacareí. Serão espaços com música, comida, bebida e muito entretenimento.
"O objetivo da Vila dos Cobras é de proporcionar ao torcedor uma experiência de jogo atrativa e divertida, que começa antes do pontapé inicial e termina com o Terceiro Tempo, a tradicional festa pós-jogo, com os torcedores podendo conhecer os atletas dos dois times", afirma a CEO da Brasil Rugby, Mariana Miné.
"Sediar esta competição internacional tão relevante é uma honra para o município, que vem se destacando nacionalmente com o Jacareí Rugby. Dessa maneira, fomentamos ainda mais a modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira e com a equipe jacareiense", finaliza Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí.