Domingo, 23 Junho 2024

Uma preocupação leva a outra

Editorialprevenção

Uma preocupação leva a outra

Acontecimentos como a atual tragédia gaúcha, despertam preocupações com outros locais em que cada um habita.  

A Defesa Civil de Jacareí tem plano de contingência constantemente atualizado para ações emergenciais. Monitora áreas de risco e orienta munícipes que moram nas imediações. Também realiza, anualmente, audiências públicas na Câmara Municipal para apresentação do Plano de Contingência.

Comentamos, dias atrás, que acontecimentos como a atual tragédia gaúcha, despertam preocupações com outros locais em que cada um habita. Jacareí curte um rio que corta a região central da cidade, assim tal benesse tende a preocupar-nos com a 'eterna vigilância'. Questionamos a Defesa Civil de Jacareí, que nos tranquilizou, pois, em tempos recentes, conhecida autoridade local alardeava o risco que corríamos por viver perto da represa de Santa Branca.

Luís Gustavo Pinto da Cunha, diretor da Defesa Civil de Jacareí, garante-nos haver monitoramento constante ao longo do trecho cuja vigilância do Paraíba compete a ele, inclusive reforçado por cuidados parceiros de empresas privadas.

"Há constante monitoramento em parceria com a Eletrobras Furnas, vigiando a Usina Hidrelétrica da represa do Jaguari, situada na região do Pagador Andrade, divisa com São José dos Campos", informou.

Em fevereiro e março foi feito um trabalho junto à população de três bairros (Remédio, Remedinho e Pagador Andrade) situados nas imediações da represa, com orientação e simulados de evacuação. "Trata-se de um trabalho preventivo, e não há qualquer risco de rompimento", garantiu.

Neste mês de maio, está sendo realizado trabalho de orientação na região da barragem localizada entre Jacareí e Santa Branca. As duas unidades são monitoradas pelas empresas Eletrobras Furnas, no Jaguari, e Light, na região de Jacareí e Santa Branca.

Já que o assunto é prevenção, a Câmara de Jacareí patrocinou palestra da empresa 'SGP treinamentos', na sexta-feira (17), alertando os vereadores o que pode e o que não pode ser feito no período da campanha eleitoral que já se inicia. A curto prazo, nada tão preocupante quanto as chuvas do Sul, mas como um assunto leva a outro...

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 23 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection