Por Redação em Sábado, 01 Abril 2023
Categoria: Editorial

Uma loteria às avessas

Como lidar de maneira eficiente em casos em que um menino de 13 anos matou a facadas uma professora idosa na escola em que estuda?! 

É no Ensino Fundamental que uma criança tem seus primeiros contatos com o mundo fora de casa. Nesta etapa da vida escolar seu caráter é moldado principalmente à base de relacionamentos sociais. Daí a importância de os agentes formadores da personalidade infantil executarem com toda competência a construção do alicerce do pequeno ser, que desempenhará no devido tempo o papel de cidadão, que dele se espera.

Assim, como lidar de maneira eficiente em casos como o que aconteceu recentemente em que um menino de 13 anos matou a facadas uma professora idosa na escola em que estuda?! A impressão mínima – porém não única – que nos acode é a de que a escola também contribuiu para a deformação do caráter daquele ser em início de construção pessoal. Então por que – felizmente para a sociedade – somente ele no convívio daquele grupo demonstrou inclinação para o que fez?!

Muitos fatores contribuem para a transformação de uma criança no decorrer de seu desenvolvimento da infância para as demais etapas que enfrentará a cada instante da vida'. Os demais jovens e adultos, não apenas os de determinada comunidade escolar, mas os de todos os outros com os quais os menores se relacionam, são determinantes para a preparação e sociabilização correta de cada um.

Portanto, funciona fechar temporariamente o estabelecimento de ensino palco da tragédia, isolar o garoto num 'depósito' de menores infratores, ignorar o assunto o mais rápido possível, como fatalmente acontecerá?Por que não viabilizar qualquer medida educativa de peso aplicada não apenas ao menor infrator, porém a todos os atores, seria uma providência ideal, mas infelizmente impossível.

Por isto, educadores, autoridades, profissionais da área em que se enquadram atitudes como essas, são unânimes em afirmar que os assassinatos em escolas acontecerão de novo (sabe-se lá onde ou quando), agora facilitados – lamentemos – pela alta tecnologia virtual e ao alcance de alguns 'clics'. Uma 'loteria às avessas'.

É a nossa opinião. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário