[[date:%A, %d %B %Y]]

Melhorar pessoas

Editorialeducação & cultura

Melhorar pessoas

É necessário e urgente a formação de leitores com 'bom entendimento' daquilo que está escrito. 

Depois da construção da tão esperada terceira ponte física, percebe-se em Jacareí o trabalho de atores sociais na construção de outras pontes 'simbólicas'. Elas buscam ligar pela arte, por melhores condições de viver, duas 'jacareís', amparadas pela Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Educação.

Mas, é necessário e urgente a formação de leitores com 'bom entendimento' daquilo que está escrito, e também do que não está explicitado na escrita, caminho seguro para entendimento da vida como um todo.

Começa em março na Escola Antônio José de Siqueira, no Distrito São Silvestre, nova oficina para transformar jovens alunos em produtores de contos e crônicas. Experiência já realizada com sucesso em 2022, com trabalhos publicados no suplemento literário deste jornal.

Os livros de estudos para essas leituras são de cunho social, como 'A Hora da Estrela', de Clarisse Lispector, romance com tema bem brasileiro que mostra a questão do nordestino atingido por preconceitos humanitários e exploração do empregado pelo patrão. Nada ou muito pouco mudou – percebe-se – na prática até hoje.

O responsável pela oficina, Waldir Capucci, explica que o entusiasmo do grupo, detectado na primeira temporada, também é uma constante na maioria dos alunos. Ele garante que interpretar um livro necessita fazê-lo de maneira completa, reconstruindo o tema central capítulo por capítulo. 'Quem aprender a interpretar corretamente um texto aprende qualquer coisa na vida', diz.

Outro exemplo de 'ponte simbólica' é visto no trabalho do grupo da professora Maria Guimarães criadora da Sojas - Sociedade Jacareiense de Amparo Social, que na primeira reunião de trabalho de 2023 já definiu a principal meta para o ano: a organização de cinco equipes que cuidarão de melhorar as condições das pessoas assistidas pela entidade. Sessões de atendimento batizadas de Hora do conto; da escuta; da conversa; da contação de histórias, dos exercícios para a terceira idade, e outras que virão, completam o pacote. Dois exemplos de voluntariado dentre outros que nos deixarão socialmente melhores.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection