[[date:%A, %d %B %Y]]

A Arte da Leitura

EditorialReflexão

A Arte da Leitura

Chama-nos a atenção os esforços da Secretaria de Educação na busca de transformar Jacareí em 'Cidade Leitora'. 

Você, e todos nós, vivenciamos a oportunidade de participar da que está sendo considerada a mais importante eleição brasileira de todos os tempos. Exageros à parte, é correto lembrar que está literalmente em nossas mãos o apertar corretamente o botão da urna eletrônica neste domingo (30).

Chama-nos a atenção os esforços da Secretaria Municipal de Educação na busca de transformar Jacareí em 'Cidade Leitora', desde 2018. A intenção 'é formar uma geração crítica e consciente de seus direitos, para exercer bem sua cidadania, pois a educação é o maior agente transformador' – lembra a secretária Maria Thereza Cyrino.

Nos anos 500 Antes de Cristo, o general estrategista chinês Sun Tzu escreveu um pequeno livro que ainda faz sucesso, mais de 2500 anos depois: 'A arte da Guerra'. Criticado por muitos, os ensinamentos ali contidos extrapolam os campos de batalha e vêm sendo aplicados em diversos cenários da humanidade e em todo o tipo de disputa de poderes, principalmente políticos.

Basta uma rápida lida no livreto para começar a entender o que acontece e o que poderá acontecer no Brasil e no mundo daqui para frente. Calma. 'Rápida lida' não significa necessariamente uma leitura desatenta, mas sim ler e assimilar 'a partir do pouco que se leu', claro que entendendo perfeitamente o que 'não' está escrito.

Confuso?! Não se você for leitor acostumado. A maioria dos bons livros é assim. – de 'Chapeuzinho Vermelho' ao citado 'A arte da Guerra'. Daí a importância de sermos uma 'Cidade Leitora', que já distribuiu gratuitamente 120 mil livros novos para alunos e professores da rede municipal. Isto em cinco iniciativas anuais, de 2018 a 2022, pela FLIJ (Feira Literária de Jacareí).

Voltando ao livro de Sun Tzu, vários líderes políticos, inclusive brasileiros de Jacareí, comprovadamente se iniciaram na leitura do 'A arte da Guerra'. A própria China já divulga a meta de tornar-se a líder mundial até 2030. Oportunidade para você checar a eficiência da obra a partir de agora: simplesmente lendo.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection