Sábado, 13 Julho 2024

Um forte aliado para o sucesso

Um forte aliado para o sucesso

Marco Villarta tem muita ligação com Jacareí. Ele chegou na cidade ainda menino, aos 3 anos de idade.  

A partir de março acontece em Jacareí um movimento literário com a finalidade de agregar, o mais possível, escritores, clubes de leituras e academias de letras da região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. A iniciativa é da academia Jacarehyense de Letras, apoiada pelas congêneres de Taubaté e São José dos Campos. Porém, o movimento não fica circunscrito à RMVale. Tanto que depois Ana Job, correspondente em Portugal, a AJLetras nomeou na quinta-feira o Professor Doutor Marco Villalta correspondente em Lavras (MG).

Marco Villarta tem muita ligação com Jacareí. Ele chegou na cidade ainda menino, aos 3 anos de idade, quando da mudança da família para a cidade. Nascido na vizinha São José dos Campos, em 28 de novembro de 1963, Marco Villalta é filho de Salim Martins Neder e de Olga Villalta.

Realizou os primeiros estudos na (1ª a 4ª séries) na Escola Estadual Francisco Gomes da Silva Prado (Cene). Completou o Ensino Médio anos mais tarde em Taubaté onde frequentou por algum tempo o Seminário Diocesano. Depois voltou a morar em Jacareí, mas também frequentava a Unitau (Universidade de Taubaté) onde se formou em Letras. No ano 2000 casou-se com Neusa Cardoso, hoje falecida, na 'aconchegante Igreja de São Sebastião', conforme relata, também em Jacareí,depois de namorarem 18 anos seguidos. No total, ele morou em Jacareí nos períodos 1965-1977; 1981-1989; 1997-2006.

O Filho Brilhante continua professor da Universidade Federal de Lavras. Pela AJLetras cabe-lhe incentivar a participação literária dos estudantes e intelectuais da cidade mineira e, sempre que possível, promover a divulgação, sempre por intermédio da Academia, de trabalhos literários sob sua jurisdição. Marco Villalta, foi o primeiro coordenador do Curso de Letras da citada universidade, tanto o presencial quanto à distância

O novo correspondente, sem dúvida, contribuirá para o sucesso do II Encontro das Academias de Letras da RMVale, que acontecerá em julho deste ano em Jacareí. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection