[[date:%A, %d %B %Y]]

Os bastidores da Teologia da Libertação

Os bastidores da Teologia da Libertação

Uma série de depoimentos, muitos de Bernardo Küster, maior especialista no catolicismo, nos é apresentado o caminho à TL.  

Viviane Princival é a diretora do documentário 'Eles Estão no Meio de Nós' (2022, íntegra no youtube), com a espinhosa missão de explicar um dos movimentos mais perversos do pseudocatolicismo no século passado: Teologia da Libertação (TL). Uma série de depoimentos, muitos de Bernardo Küster, maior especialista no catolicismo, nos é apresentado o caminho à TL, desde a influência de pensadores franceses, infiltrações de padres comunistas na igreja, pela KGB (serviço secreto de espionagem da União Soviética), passando pelas redes de desinformação-espalhamento de ideologia anticapitalista. Tudo a partir das décadas de 1920-30.

O início do documentário é o evento Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, de janeiro de 2018, em Londrina, terra de Küster, que lembra a frase de Frei Beto, um dos principais da TL no Brasil, com Leonardo Boff: 'CEBs são posto de gasolina. Veículos são movimento sociais, sindicatos, partidos políticos, ONGs.'

A ligação do marxismo-progressismo com igreja católica, organizada por gente como Beto, foi uma das responsáveis pelo surgimento do Partido dos Trabalhadores (1980, com Fernando Henrique Cardoso como idealizador!), e a vitória deste nas eleições de 2002. 'O PT começou a deixar de lado as CEBs e se preocupou em ocupar a máquina. Veio a derrocada em 2016', diz Küster.

'Eles Estão no Meio de Nós' aborda ainda o Concílio Vaticano II, de 1965, que influenciou de forma grotesca a entrada do comunismo no catolicismo. As fontes para provar são os diários do Papa Paulo VI e diversas entrevistas com especialistas que confessam terem feito acordos a não tecer críticas ao movimento da foice e martelo durante o CV. 'A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, braço do esquerdismo, é hoje uma espécie de partido político', segue Küster. 'É o instante no qual os bispos retiram de seus dedos o anel episcopal e colocam o de tucum, aquele preto, que até hoje nós vemos em determinadas pessoas.' Duração: 141 minutos. Cotação: ótimo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection