Sábado, 13 Julho 2024

Donald, Zé e Panchito

Donald, Zé e Panchito

Cada um dos pacotes leva a ave rabugenta a visitar diferentes culturas americanas. São ao todo 7 segmentos. 

'Você Já Foi à Bahia?' (1944), sétimo longa-metragem de animação dos estúdios Disney, mostra Pato Donald recebendo presentes pelo seu aniversário. Cada um dos pacotes leva a ave rabugenta a visitar diferentes culturas americanas. São ao todo 7 segmentos. Há a história do pinguim friorento, do burrico voador, das crianças mexicanas que celebram o Natal, o passeio no tapete voador, o céu noturno da Cidade do México, o touro bravo e a sequência que dá título ao filme no Brasil: a visita de Donald a Salvador, Bahia, conduzido pelo Zé Carioca. E é precisamente esta passagem que desejo destacar.

O personagem brasileiro, papagaio malandro que fuma charuto e carrega um guarda-chuva, foi inspirado no músico José do Patrocínio Oliveira (1904-1987). Amigo de Carmen Miranda (1909-1955) desde 1939, assinou contrato com a 20th Century Fox em 1940 para atuar ao lado dela em vários filmes. Por intermédio de Aloysio de Oliveira (1914-1995) conheceu Walt Disney (1901-1966) e começou a dublar personagens de seus desenhos.

O empresário americano se afeiçoou tanto a ele que criou Zé Carioca em sua homenagem. Em 'Alô, Amigos' (1942), estreia do papagaio na telona, a voz é a do músico. Em 'Você Já Foi à Bahia?', idem. Aliás, neste, contracena com a irmã de Carmen, Aurora Miranda (1915-2005), no número 'Os Quindins de Iaiá', onde Donald e Zé acompanham os instrumentistas pelas ruas de Salvador e tentam arrancar um beijo da cantora vestida com todos os apetrechos de uma baiana.

Em outros países, como o México, o título da fita é 'Os Três Cavaleiros'. Panchito Romero Miguel Junipero Francisco Quintero Gonzáles, um mexicano galo vermelho, foi criado a este filme. Seguiu sua trilha, porém, com menos fama que os colegas. Apesar de a trama se passar a maior parte no México, é no pedaço baiano que estão as canções mais belas, como 'Bahia que não me sai do Pensamento'. Duração: 71 minutos. Cotação: ótimo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection