[[date:%A, %d %B %Y]]

A grande confusão

A grande confusão

Os problemas iniciaram logo. O faz-tudo tinha talento zero à interpretação. Os desentendimentos se multiplicaram. 

O clássico noir 'Chinatown' (1975), na cabeça do roteirista Robert Towne, seria o capítulo 1 da trilogia de Gittes (Jack Nicholson). Vendeu a ideia ao xará Evans, produtor do original, que acatou: Towne redigiria, dirigiria e faria uma ponta na tal continuação. Os problemas iniciaram logo. O faz-tudo tinha talento zero à interpretação. Os desentendimentos se multiplicaram.

Evans, sem alternativa, demitiu Towne do projeto, que foi engavetado. Nicholson observava os fatos à distância. Em meados da década de 198O sugeriu a outro produtor, Dino de Laurentis, financiar o longa (talvez prevendo o dinheirão que receberia por 'Batman' - 1989: cerca de US$ 6O milhões!). Towne retornou, mas sem dizer palavra a Evans. Brigados, o começo da filmagem se deu sem o script finalizado, o que atrasou o cronograma.

Nicholson, na direção e de novo na pele de Gittes, ficou perdido no set. Assim foi o parto a fórceps de 'A Chave do Enigma', lançado em agosto de 199O. Na trama, passada 11 anos após o envolvimento do detetive com Evelyn Mulwray (Faye Dunaway - quem leu a biografia do ator conhece os sopapos trocados por ambos nos bastidores de 'Chinatown'), 1948, Gittes é veterano de guerra, está rico e é bem-sucedido.

Pega o caso de Berman (Harvey Keitel), que suspeita da traição da esposa. O que o investigador não sabe é que por trás estão espúrias tramoias que têm o petróleo como pano de fundo. 'A Chave do Enigma' tenta ter ingredientes do antecessor, porém, por mais que se esforce, passa longe.

Como era de se supor, o roteiro caótico estorvou a produção. Nicholson provou que como diretor é excepcional ator: fincou a mão na história e deixou o elenco engessado, obrigado a 'somente atuar', como robôs que só cumprem obrigação. O trauma foi tanto que nunca mais exerceu a função.

Desta fita até 'Marta Ataca!' (1996) o ator participou de fiascos como 'Cão de Guarda' (1992), 'Lobo' (1994), 'Acerto Final' e 'Sangue e Vinho' (ambos de 1995), com exceção, claro, de 'Questão de Honra' (1992). Voltou ao topo com 'Melhor é Impossível' (1997), levantando a estatueta de melhor ator. Duração: 138 minutos. Cotação: regular. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection