Material tem como objetivo ampliar o acesso à informação e fortalecer a formação cidadã de crianças de Jacareí.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SAAE) iniciou a distribuição das cartilhas educativas nas escolas municipais que integram o projeto 'Defensores da Água'. O material tem como objetivo ampliar o acesso à informação e fortalecer a formação cidadã das crianças.
Voltada para alunos do Ensino Fundamental I (crianças com idade até 10 anos), a cartilha traz conteúdos didáticos e interativos sobre todo processo de tratamento da água, desde a captação no Rio Paraíba do Sul até a distribuição no reservatório de uma residência, com uma linguagem acessível e ilustrações que facilitam o aprendizado.
Além disso, a cartilha conta com atividades práticas do dia a dia que estimulam o debate no ambiente escolar favorecendo o uso consciente desse importante recurso hídrico.
"A cartilha mistura informações importantes sobre o consumo da água, todo seu processo de tratamento, além de dicas valiosas que podem e devem ser estendidas aos familiares desses alunos, como limpeza da caixa d´água, descarte correto de resíduos e até combate à dengue", enfatiza o presidente do SAAE, Carlos Felipe Sepinho.
ENTUSIASMO
Luís Fernando Araújo Fernandes, 8 anos, alunos da EMEF Beatriz Junqueira, no distrito Parque Meia-Lua (região norte) recebeu a cartilha com entusiasmo. "Achei a cartilha muito bonita e vou pintar todinha ela".
As escolas que integram o projeto 'Defensores da Água' são: EMEF Beatriz Junqueira, EMEF Hugo Del Mônaco, EMEF Lamartine Delamare, Luiz Carlos Maiola Covre, EMEF Maria Regina Cachuté e EMEF Verano Câmara.
As cartilhas também serão entregues durante as ações educativas do SAAE de Jacareí nas escolas estaduais e privadas.