Regional de Jacareí tem saldo positivo na balança comercial
Exportações nos municípios de Jacareí, Igaratá e Santa Branca, têm crescimento de 14,4% na comparação interanual.
As exportações da regional de Jacareí registraram US$ 574,2 milhões no período, um aumento de 14,4% na comparação interanual. Já as importações somaram US$ 636,7 milhões, o que significa um crescimento de 5% frente ao mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pela diretoria regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Os principais produtos exportados foram pastas de madeira (55%), aeronaves e aparelhos espaciais (8,3%) e papel e cartão (7,4%).
Por outro lado, as importações se concentraram em produtos químicos orgânicos (16,9%), adubos ou fertilizantes (16,8%) e produtos químicos inorgânicos (8,7%).
PRINCIPAIS DESTINOS
No período analisado, os principais destinos das exportações de Jacareí foram Países Baixos (Holanda) (17,7%), China (15,6%) e Argentina (12,9%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (19,1%), China (14,4%) e Alemanha (13,1%).
Para a diretora do CIESP Jacareí, Marilene Martins Leite, o aumento no volume das exportações demonstra a diversidade e competitividade da indústria regional.
"Jacareí dispõe de um parque industrial moderno e diversificado. Acredito em que em 2023 esse volume siga em ritmo crescente. O CIESP acompanha e oferece aos exportadores uma série de produtos e serviços que, sem dúvida, auxiliarão no aumento da competitividade e na entrada em novos mercados", afirmou.
Comentários: