[[date:%A, %d %B %Y]]

Projeto de Izaias que cria o ‘Qualifica Jacareí’ já chegou à Câmara Municipal

CidadeMercado de Trabalho

Projeto de Izaias que cria o ‘Qualifica Jacareí’ já chegou à Câmara Municipal

O Programa prevê a concessão de bolsa auxílio no valor mensal de R$ 1 mil, vale alimentação e, se necessário, vale-transporte. Ainda não há previsão de votação. 

Vista aérea do prédio da Câmara Municipal que deve votar em breve, proposta do prefeito que cria o ‘Qualifica Jacareí’. Foto- Divulgação/CMJ

Proposta do prefeito Izaias Santana (PSDB), em tramitação na Câmara Municipal desde o dia 10 de outubro de 2021, visa criar o projeto 'Qualifica Jacareí'. O objetivo é proporcionar aos trabalhadores que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade "a chance de reintegração no mercado de trabalho por meio de qualificação profissional", reforça.

O 'Qualifica Jacareí' oferece até 50 vagas para o desenvolvimento de atividades de capacitação ocupacional, por meio da participação em cursos/treinamentos oferecidos gratuitamente por escolas e instituições de ensino municipal, estadual, federal ou entidades conveniadas ou parceiras da iniciativa privada, voltados para as áreas de zeladoria urbana e manutenção predial.

"Serão reservadas até 20% das vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social e que estejam referenciados e/ou acompanhados junto aos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social", afirma Izaias.

COMO PARTICIPAR
Para participar o interessado deve ser maior de 18 anos, ter trabalhado com registro em carteira de trabalho por, no mínimo dois anos, de forma contínua ou intermitente, estar desempregado a mais de dois anos e sem renda no momento da inscrição no programa. O interessado deve ainda residir há mais de dois anos em Jacareí, ser o único participante do núcleo familiar no Programa, possuir cadastro ativo e atualizado junto ao Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico), não ser beneficiário da Previdência Social, pública ou privada e não ser beneficiário de programas municipais de transferência de renda, exceto auxilio aluguel.

O período de participação do aluno junto ao Programa será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, até o máximo de dois anos, desde que o participante seja aprovado na avaliação semestral. A seleção será restrita ao número de vagas e será feita conforme os critérios definidos em Decreto regulamentador que considerará a vulnerabilidade social dos inscritos.

O Programa prevê ainda a concessão de bolsa auxílio no valor mensal de R$ 1 mil, vale alimentação e, se necessário, vale-transporte.

"Nesse sentido, o Programa Qualifica Jacareí busca minimizar os impactos causados pelo atual cenário econômico, trazendo novas oportunidades de requalificação profissional aos trabalhadores desempregados em situação de vulnerabilidade social", conclui o prefeito. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection