[[date:%A, %d %B %Y]]

Procon de Jacareí notifica atacadistas e supermercados durante fiscalização

CidadeConsumidor

Procon de Jacareí notifica atacadistas e supermercados durante fiscalização

Principais irregularidades foram datas de validade vencidas, carimbo de validade borrado, entre outras.  

Equipes do Procon durante fiscalização em atacadistas e supermercados de Jacareí. Foto- Divulgação/PMJ

O Procon de Jacareí anunciou na sexta-feira (11) que aplicou sete notificações durante fiscalização nas redes atacadistas e de supermercados do município durante o mês de fevereiro. Não houve multas e as notificações estão em prazo de recurso. Por questão éticas, o Procon não divulga os nomes das empresas notificadas.

O balanço divulgado pelo órgão, cuja gestão é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, aponta que os principais motivos das notificações foram datas de validade vencidas, carimbo de validade borrado, produtos sem especificações de glúten e alérgicos, e produtos sem preço.

O Procon tem equipe própria de fiscalização, mas para ações em grandes redes conta com o apoio da Fundação Procon São Paulo, por meio da Regional de São José dos Campos.

A diretora do Procon de Jacareí, Aline Fabri, destaca a importância de o consumidor estar atento para não adquirir produtos com irregularidades. "É necessário que o consumidor esteja sempre atento, verificar se o preço proposto nos encartes, prateleiras ou displays é o mesmo aplicado nos caixas. Caso sejam detectadas irregularidades, a primeira coisa a se fazer é chamar o gerente tentando uma solução amigável no exato momento", orienta.

Nos casos de irregularidades não sanadas, o consumidor pode dirigir-se ao Procon para formalizar sua denúncia, para que a equipe de fiscalização possa fazer as devidas verificações.

VALIDADE
A diretora do órgão de Jacareí lembra, ainda, que algumas das redes participam do programa de 'Olho na Validade', o que garante ao consumidor que encontrar produtos vencidos valer-se do benefício de levar produtos da mesma espécie e quantidade dentro da validade e de graça. "Basta juntar todos os produtos encontrados e se dirigir ao caixa informando o funcionário e solicitando o cumprimento", destaca Aline.

Para saber se o estabelecimento faz parte do programa, o consumidor deve atentar para a placa informativa logo na entrada.

SERVIÇO
O Procon de Jacareí funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Avenida Capitão Joaquim Pinheiro do Prado, 222, perto da Prefeitura. Mais informações pelo telefone e WhatsApp (12) 3955-9130 ou pelo e-mail: procon@jacarei.sp.gov.br. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection