[[date:%A, %d %B %Y]]

Prefeitura de Jacareí realiza ações em unidades no 'Janeiro Branco'

Cidadesaúde mental

Prefeitura de Jacareí realiza ações em unidades no 'Janeiro Branco'

Campanha traz a proposta de uma cultura de cuidado emocional, com informações e apoio à comunidade em geral.  

Vista externa do CAPS II - Novos Caminhos, na Rua Dona Nenê Namura Abib, 134, no Jardim Paulistano. Foto- Divulgação/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, apoia o 'Janeiro Branco', mês em que acontece a campanha de conscientização sobre a Saúde Mental. A campanha traz a proposta de uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para famílias, instituições e a sociedade em geral, visando alertar para os cuidados com a saúde mental a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse.

A ideia é que aos poucos, uma cultura de saúde mental seja fortalecida, desmistificando crenças populares sobre o assunto. Cuidar da saúde também é cuidar da mente.

ATIVIDADES
Em Jacareí o mês não está passando em branco. Além de ações já realizadas nas Unidades Municipais de Saúde da família no Jardim das Indústrias e Cidade Salvador, outras ainda serão realizadas na unidade do Parque Brasil. São elas: Na sexta-feira (26), às 13h30, 'roda de conversa' sobre a importância dos cuidados em saúde mental no grupo de troca de receita.

Na quarta-feira (31), às 9h, 'roda de conversa' sobre a responsabilidade dos profissionais de saúde em relação aos cuidados de saúde mental com os usuários e aplicação de técnica de meditação. E, ainda , também no dia 31 de janeiro, às 9h, Show de Talentos no CAPS II Novos Caminhos.

Em casos relacionados à Saúde Mental em Jacareí, deve-se procurar uma unidade de saúde ou os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para acolhimento.

Unidades são 'porta de entrada'
para Atendimento Psicossocial

Em Jacareí, as portas de entrada para qualquer pessoa que precise de atendimento psicossocial são as Unidades de Saúde e também os CAPS. Cada caso é analisado separadamente e, de acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para tratamento na própria unidade de saúde ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

REDE DE APOIO
No CAPS, o paciente conta com uma rede de profissionais do SUS, que acompanha o tratamento da saúde mental, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. O tratamento envolve toda a equipe do CAPS, respeitando as particularidades de cada paciente.

SERVIÇO
Evolução de atendimentos nas
unidades do CAPS em Jacareí

2020: 5.948
2021: 6.798
2022: 6.841
2023: 7.447

ENDEREÇOS
- O CAPS I – Infantojuvenil
fica na Avenida Major Acácio Ferreira, 804, no Jardim Paraíba e funciona das 8h às 17h.

- O CAPS II - Novos Caminhos fica localizado na rua Dona Nenê Namura Abib, 134, no bairro Jardim Paulistano.

- O CAPS AD - Álcool e Drogas fica na Avenida Major Acácio Ferreira, 620, no bairro Jardim Leonídia. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection