[[date:%A, %d %B %Y]]

Parte de parede lateral da centenária Capela do Rosário desaba em Jacareí

Cidadepatrimônio

Parte de parede lateral da centenária Capela do Rosário desaba em Jacareí

Equipes técnicas estão no local avaliando as causas do incidente, possivelmente provocado por infiltrações no prédio.  

A Defesa Civil municipal isolou a área da centenária Capela, em sua face lateral, na Rua Pedro Souza Ramos. Foto- Divulgação/PMJ

Uma das paredes laterais da Capela de Nossa Senhora do Rosário, situada na praça do mesmo nome, na região central, desabou na manhã desta sexta-feira (24), em Jacareí. Não houve vítimas.

De acordo com a Prefeitura Municipal, equipes técnicas estão no local avaliando as causas do incidente, possivelmente provocado por infiltrações no prédio, que está fechado. A Defesa Civil municipal isolou a área da centenária Capela, em sua face lateral, na Rua Pedro Souza Ramos.

Ainda de acordo com a atual administração, também será feita uma análise para a contratação emergencial de diagnóstico da estrutura e a melhor maneira para reformar o prédio.

Em nota, a Fundação Cultural de Jacarehy, que a partir de abril de 2020 passou a administrar o imóvel, desde que ele foi permutado por outro imóvel com a Diocese de São José dos Campos (ler abaixo), ressalta que, "junto à Defesa Civil e à Secretaria de Infraestrutura, já havia feito vistoria prévia e elaborado o descritivo físico-orçamentário para início do processo licitatório para as reformas no local, visando os novos usos". Ainda de acordo com a FCJ, tendo em vista os atuais acontecimentos, "as iniciativas para a reforma da capela serão antecipadas", finaliza.

Em 2020, Câmara aprovou troca de
imóveis entre Prefeitura e Diocese

Vista externa da Capela de Nossa Senhora do Rosário, região central de Jacareí. Foto- Emerson Tersigni/Arquivo

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada no dia 20 de abril de 2020, uma permuta de imóveis entre a Prefeitura de Jacareí e a Mitra Diocesana de São José dos Campos. Na época, o projeto, de autoria do prefeito Izaias Santana (PSDB), provocou polêmica nas redes sociais.

O projeto permitiu a troca de imóvel pertencente ao Município, localizado na esquina das ruas João Ferraz e Treze de Maio (região central), antiga sede da Secretaria de Assistência Social, com imóvel da Mitra Diocesana, onde fica a tradicional Igreja do Rosário, na praça que leva o mesmo nome, também na região central de Jacareí.

Na época, o prefeito Izaias justificou a troca esclarecendo que a Diocese de São José procurou a Prefeitura, informando sobre seu interesse em ampliar a área administrativa da Igreja Matriz, utilizando o imóvel até então pertencente ao Município. "Ofereceu o prédio da Igreja do Rosário, justificando que nele não há mais celebrações religiosas e que a Mitra não mais o utilizará como igreja", pontuou.

"A Capela de Nossa Senhora do Rosário não é mais utilizada com a frequência. No entanto, possui presença impactante para o acervo patrimonial de Jacareí, em decorrência de sua localização estratégica, qualificando e valorizando a cultura histórica do Município", explicou Izaias.

Ainda segundo o prefeito, o assunto foi levado à Fundação Cultural de Jacarehy que, através de sua Diretoria de Patrimônio, emitiu parecer favorável à troca, projetando o local como sede de um futuro Museu de Arte Sacra, preservando objetos e documentos do período anterior à Proclamação da República. "Período no qual a religião católica era a religião oficial do Império, fato que justifica a criação do museu", completou.

Na ocasião, o prefeito de Jacareí esclareceu ainda que a Mitra Diocesana aceitou celebrar a permuta 'sem devolução de valores'.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 09 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection