Motoristas e cobradores da JTU fazem greve no transporte público de Jacareí
O motivo da greve é a falta de pagamento da primeira parcela de R$ 750 em Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Motoristas e cobradores do transporte público de Jacareí entraram em greve na manhã desta quinta-feira (31). O serviço municipal executado pela concessionária Jacareí Transporte Urbano (JTU) está paralisado e não há previsão de retomada.
A paralisação atinge apenas o serviço de transporte público municipal. As atividades da empresa responsável pelo transporte intermunicipal, entre Jacareí e São José dos Campos, por exemplo, realizadas por uma outra empresa da mesma família, não foram prejudicadas pela greve em Jacareí.
De acordo com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba que representa a categoria, cerca de 250 funcionários da empresa JTU participam da greve. Boa parte deles permanece na porta da empresa, localizada na Avenida Getúlio Vargas, à espera de uma solução para o problema.
Segundo o Sindicato, o motivo da greve é a falta de pagamento da primeira parcela de R$ 750 em Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que havia sido prometido pela empresa. O acordo previa que o pagamento do PLR fosse realizado até a última quarta-feira (30), o que não aconteceu. A segunda parcela está prevista para 30 de junho do ano que vem.
Uma assembleia realizada ainda na madrugada desta quinta-feira (31) confirmou o início da paralisação. Munícipes de diversos bairros de Jacareí atendidos pelo serviço foram pegos de surpresa no início da manhã.
OUTRO LADO
Procurada pelo Diário de Jacareí, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal (via Secretaria de Comunicação) nos enviou uma nota, às 12h21, informando que, diante de uma situação fiscal cada vez mais desafiadora para os municípios, realizou parte do repasse do subsídio para a empresa JTU.
De acordo com a atual administração, 'trata-se de uma empresa privada, que tem a maior parte do custeio dos serviços prestados por meio da tarifa paga pelos usuários'. "O repasse parcial do subsídio pela Prefeitura não pode ser pretexto para atrasar o pagamento dos trabalhadores", reforça.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Jacareí, nesta quinta-feira (31), será realizada uma reunião com representantes da empresa responsável pelo transporte público da cidade "para viabilizar a garantia do atendimento do serviço público essencial à população", finaliza.
Comentários: