Por Redação em Sexta, 07 Junho 2024
Categoria: Cidade

Morre em Jacareí o Frei Vittorio Infantino

Ele estava internado no Hospital São Francisco de Assis, por quase duas semanas, instituição que ajudou a fundar em Jacareí na década de 1980.  

Faleceu na última quarta-feira (5) o Frei Vittorio Infantino, aos 86 anos. Ele estava internado há cerca de duas semanas no Hospital São Francisco de Assis (dez dias em UTI), que ele ajudou a fundar em Jacareí no início da década de 1980. Há anos lutava contra problemas de saúde, entre eles um câncer que se agravou nos últimos dias e o debilitou.

Em nota divulgada no final da noite de quarta-feira (5), a instituição lamentou a morte de Frei Vittorio. "O Hospital São Francisco de Assis agradece a Deus pela sua vida e deseja que Ele o receba em sua glória e em seu infinito amor", afirmou.

O velório foi realizado na ONG Conviver em Caçapava, e o sepultamento ocorreu na quinta-feira (6), no Cemitério Municipal. Antes disso, foi realizada uma missa de corpo presente, na ONG Conviver.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

REALIZAÇÕES
Em Jacareí, Frei Vitttorio foi um dos fundadores da Cepac – Associação 'Criança Especial' de Pais Companheiros, localizada no Jardim das Indústrias. Na década de 1980, o município não dispunha de um serviço especializado no atendimento à pessoa com deficiência severa. Em 1987, um grupo de pais da sociedade civil se reuniu e fundou a CEPAC – Associação "Criança Especial" de Pais Companheiros, entidade sem fins lucrativos para atender essa demanda.

Marlene Hansen Bedeschi, Nathalie Six Winandy, Fued Chaquib, Nanci da Silva Mereiles e Ana Maria Bonfim também estão entre os fundadores da instituição. 

"É com profundo pesar que nos despedimos do nosso amado e fundador da Cepac, Frei Vittorio Infatino. Voa nosso querido amigo e continue revolucionando, e sempre esse olhar para nossos irmãos que sofrem; vai fazer muita falta para todos", escreveu Ana Maria nas redes sociais, logo após ser informada da morte do amigo.

O prefeito Izaias Santana (PSDB) falou sobre a morte do Frei, afirmando que ele foi 'grande ser humano, que dedicou sua vida aos outros, como principal forma de servir a Deus'. "Deixará saudades nos corações de quem o conheceu e sua presença, por intermédio de sua obra para Jacareí: o Hospital São Francisco", comentou.

HISTÓRIA
Frei Vitttorio nasceu em Tricárico, Itália, no ano de 1938. Fez seus estudos em Assis no Seminário dos Franciscanos Conventuais na Itália. Cursou e conseguiu licenciatura em Teologia em Roma, depois de sua Ordenação Sacerdotal exerceu seu ministério em Spinazzola, Itália por dois anos.

No ano de 1966 veio para o Brasil e trabalhou na evangelização, acompanhada de obras sociais. Foi mestre de noviços entre os franciscanos e, por três anos, reitor do Seminário de Filosofia na Diocese de São José dos Campos.

Trabalhou nas cidades de Caçapava, Ubatuba, Santo André e Jacareí, durante seus 52 anos de vida aqui no Brasil. Construiu duas casas para retiros espirituais de leigos: Casa Kolbe, em Caçapava e Casa Emaus, em Ubatuba. Um asilo para idosos também em Ubatuba, o Hospital São Francisco e a Cepac, em Jacareí, outra obra para crianças especiais, em Caçapava, onde auxiliava a Casa Conviver e dirigia um pequeno centro de espiritualidade, onde se recolhia para rezar.

A prefeita de Caçapava, Pétala Lacerda (Republicanos), também se manifestou nas redes sociais sobre a morte de Frei Vittorio. "Hoje, fica um vazio no coração da minha família, e tenho certeza de que os corações de muitas famílias também ficarão tristes com esta notícia. Mas acima de tudo, ficam os aprendizados, as obras, o respeito e uma força inigualável em busca de uma sociedade melhor".

Fonte: www.cadernow.com.br 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário