[[date:%A, %d %B %Y]]

Morre em Jacareí o ex-vereador Itamar Alves

CidadeLuto/atualizada

Morre em Jacareí o ex-vereador Itamar Alves

Ele estava internado na Unidade de Retaguarda da Prefeitura Municipal (antiga Distal), no Jardim Flórida

O ex-vereador Itamar Alves de Oliveira na tribuna da Câmara Municipal (Crédito: Arquivo/CMJ)

O ex-vereador Itamar Alves de Oliveira faleceu na manhã deste sábado (12), em Jacareí. Ele estava internado na Unidade de Retaguarda da Prefeitura Municipal (antiga Distal), no Jardim Flórida (região oeste) com problemas respiratórios provenientes de um enfisema pulmonar.

Itamar tinha 68 anos, completados em 25 de setembro deste ano, e era natural de Viçosa-MG. O velório será realizado neste domingo (13), das 8h às 10h, na funerária Campo das Oliveiras (região central), e o sepultamento no cemitério municipal do Parque Santo Antônio.

HISTÓRIA
Vereador por seis mandatos, sendo quatro deles consecutivos, Itamar Alves deixou a Câmara em 2016, quando não conseguiu se reeleger. Em 2020, ainda filiado ao PDT, teve pedido de uma nova candidatura rejeitado pela Justiça Eleitoral por conta de problemas judiciais.

Itamar Alves se elegeu vereador pela primeira vez em 1988, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e foi reeleito em 1992, pelo PSB. Nas eleições de 1996, Itamar ficou entre os 13 mais votados, mas não foi eleito pelo quociente eleitoral.

Mais adiante, cumpriu outros quatro mandatos consecutivos de vitórias nas eleições municipais de 2000 (PSDB), 2004 (PMDB), 2008 (PDT) e 2012 (PDT). Foi presidente da Câmara entre os anos de 2011 e 2012.

De acordo com a Câmara, Itamar, juntamente com os ex-vereadores Didi Guedes e Moises Esper, são os vereadores com maior número de mandatos na história do Legislativo de Jacareí.

Durante sua trajetória política, o ex-vereador ganhou notoriedade nos anos 90 quando fundou a Associação das Famílias de Baixa Renda e Desempregados de Jacareí que, em 1994, foi declarada detentora de Título de Utilidade Pública. Itamar também fez parte do assentamento de famílias nos bairros Parque Imperial, Jardim Pedramar e Vila Ita I e II, todos na região oeste da cidade.

Em 1997, Itamar Alves assumiu a presidência do JAC - Jacareí Atlético Clube.

ASSESSORIA
Antonia Aparecida Sousa da Silva, a Toninha, trabalhou como assessora de Itamar na Câmara de 1989 a 2015. Ela lamentou a morte de quem considerava 'um grande amigo'.

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Jacareí divulgou uma nota em que lamenta o falecimento do ex-vereador, "e manifesta condolências aos familiares e amigos nesse momento de profundo pesar", reforçou. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection