De acordo com a Prefeitura, objetivo é garantir que eleitores votem apenas uma vez. A eleição será neste sábado (6), das 9h às 17h.
O município de Jacareí prepara um forte esquema de segurança e de gestão de informações para a eleição dos membros da sociedade civil, que irão integrar o Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor. A eleição será no próximo sábado, dia 6 de novembro, das 9h às 17h.
Com o objetivo de garantir a transparência e a legitimidade do processo eleitoral, foi desenvolvido um sistema eletrônico que vai permitir que o eleitor possa votar em qualquer um dos postos de votação distribuídos pela cidade, e impedir que possa votar novamente, evitando fraudes.
COMO FUNCIONA
Na eleição do Conselho Gestor, somente será permitido o voto de eleitores de Jacareí, podendo votar uma única vez. Para garantir que a regra seja cumprida, será adotado um sistema de checagem dupla, em que a Mesa Eleitoral checará primeiro se o eleitor está regularmente inscrito em uma das seções eleitorais de Jacareí. Em seguida, a Mesa verificará, pelo sistema online desenvolvido pela Prefeitura, se o eleitor já votou ou não na eleição. O voto somente será liberado para aqueles que forem liberados pelo sistema.
Uma equipe de mais de 30 servidores será mobilizada para a votação, além de membros da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitária. Um dia antes da eleição, na sexta-feira (5), o conteúdo das urnas será verificado na presença de testemunhas, fiscais das entidades convidadas e autoridades.
"Todo o processo eleitoral foi desenhado com base nas normativas da Justiça Eleitoral, incluídos os procedimentos de verificação e lacração de urnas, fiscalização contra 'boca de urna', apuração dos votos, prazos para recurso, entre outros. Além disso, as equipes estão sendo treinadas para garantir que a eleição se dê de forma segura e ordenada para eleitores e candidatos", ressalta o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza.
REUNIÃO
No último dia 28, representantes de candidatos estiveram na Prefeitura para receber novas orientações sobre a cerimônia de preparação das urnas, indicação de fiscais, procedimentos de acesso aos locais de votação e apuração, entre outros pontos. E, na sexta-feira (29/10), foi publicado o Edital de Regras Suplementares, que está disponível no Boletim Oficial do Município.