[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí terá sistema de checagem dupla de eleitor na eleição do Conselho Gestor

CidadePlano Diretor

Jacareí terá sistema de checagem dupla de eleitor na eleição do Conselho Gestor

De acordo com a Prefeitura, objetivo é garantir que eleitores votem apenas uma vez. A eleição será neste sábado (6), das 9h às 17h.

Na eleição do Conselho Gestor do Plano Diretor de Jacareí, somente será permitido o voto de eleitores da cidade. Foto- Divulgação/PMJ

O município de Jacareí prepara um forte esquema de segurança e de gestão de informações para a eleição dos membros da sociedade civil, que irão integrar o Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor. A eleição será no próximo sábado, dia 6 de novembro, das 9h às 17h.

Com o objetivo de garantir a transparência e a legitimidade do processo eleitoral, foi desenvolvido um sistema eletrônico que vai permitir que o eleitor possa votar em qualquer um dos postos de votação distribuídos pela cidade, e impedir que possa votar novamente, evitando fraudes.

COMO FUNCIONA
Na eleição do Conselho Gestor, somente será permitido o voto de eleitores de Jacareí, podendo votar uma única vez. Para garantir que a regra seja cumprida, será adotado um sistema de checagem dupla, em que a Mesa Eleitoral checará primeiro se o eleitor está regularmente inscrito em uma das seções eleitorais de Jacareí. Em seguida, a Mesa verificará, pelo sistema online desenvolvido pela Prefeitura, se o eleitor já votou ou não na eleição. O voto somente será liberado para aqueles que forem liberados pelo sistema.

Uma equipe de mais de 30 servidores será mobilizada para a votação, além de membros da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitária. Um dia antes da eleição, na sexta-feira (5), o conteúdo das urnas será verificado na presença de testemunhas, fiscais das entidades convidadas e autoridades.

"Todo o processo eleitoral foi desenhado com base nas normativas da Justiça Eleitoral, incluídos os procedimentos de verificação e lacração de urnas, fiscalização contra 'boca de urna', apuração dos votos, prazos para recurso, entre outros. Além disso, as equipes estão sendo treinadas para garantir que a eleição se dê de forma segura e ordenada para eleitores e candidatos", ressalta o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza. 

REUNIÃO
No último dia 28, representantes de candidatos estiveram na Prefeitura para receber novas orientações sobre a cerimônia de preparação das urnas, indicação de fiscais, procedimentos de acesso aos locais de votação e apuração, entre outros pontos. E, na sexta-feira (29/10), foi publicado o Edital de Regras Suplementares, que está disponível no Boletim Oficial do Município.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection