[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí registra evolução na divulgação de dados públicos em avaliação da CGU

CidadeTransparência

Jacareí registra evolução na divulgação de dados públicos em avaliação da CGU

Jacareí recebe nota 8,98 e apresenta melhoras na disponibilização de dados.

Vista aérea de Jacareí que recebeu nota 8,98 no quesito transparência na disponibilização de dados públicos. Foto- Divulgação/PMJ

Jacareí apresentou melhoras na divulgação de dados públicos em avaliação da Controladoria Geral da União (CGU). De acordo com a atual administração, no ano de 2020, a CGU analisou a transparência pública de todos os municípios do Brasil, atribuindo a Jacareí a nota de 8,98, sendo que a média da região ficou em 6,86. Com essa nota, Jacareí apresenta uma melhora nos dados, em relação a 2019, quando teve nota 8,76.

A 'Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º' é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT, houve uma mudança para contemplar, não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

Nesta avaliação, foram incorporados aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes, contemplando as localidades em que se está concentrada a maioria da população brasileira.

CONTINUIDADE
De acordo com Anderson Santiago, diretor de Governança e Transparência da Secretaria de Governo e Planejamento de Jacareí, o objetivo da pasta é, agora, analisar os pontos em que a CGU apontou como em inconformidade sobre o entendimento daquele órgão, "e promover melhorias, em continuidade ao compromisso de melhoria contínua da transparência municipal", destaca.

O Portal da Transparência da Prefeitura de Jacareí é dedicado a expor informações sobre receitas, despesas, contratações, processos de compras e outras publicações relacionadas aos gastos públicos. No site da Prefeitura de Jacareí, o internauta pode acessar esta área pela home, no ícone 'Transparência'.

"Estamos aperfeiçoando, ainda mais, nosso portal para que o controle popular possa ser exercido de forma clara e objetiva", destaca o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection