[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí realiza eleição do Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor

CidadeParticipação Popular

Jacareí realiza eleição do Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor

Eleitor poderá votar em um candidato por segmento social. Votação ocorre neste sábado (6), das 9h às 17h.  

O voto é facultativo e eleitores interessados poderão votar em qualquer um dos postos disponibilizados em nove regiões da cidade. Foto- Divulgação/PMJ

Neste sábado (6), moradores de Jacareí poderão ir às urnas para votar na eleição que irá definir os representantes da sociedade civil no Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor. A votação ocorrerá das 9h às 17h, em nove postos de votação espalhados por todas as regiões da cidade (confira os locais de votação nesta página).

O voto é facultativo e os eleitores interessados poderão votar em qualquer um dos postos disponibilizados pela Prefeitura. Para votar, é necessário estar atento às regras de votação, que também podem ser conferidas no edital publicado no Boletim Oficial do Município de 1º de outubro de 2021.

Ao todo, 21 entidades sociais ou movimentos sociais disputam 12 vagas no conselho que será responsável por coordenar todo o processo de revisão do Plano Diretor. Conforme está previsto em edital, somente poderão votar eleitores regularmente inscritos em uma das zonas eleitorais de Jacareí (62ª ou 396ª Zonas Eleitorais).

Eleitores inscritos em outros municípios não poderão votar. Para comprovar a inscrição, o eleitor deverá apresentar na seção eleitoral o título eleitoral ou um documento oficial de identidade, como carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros.

CANDIDATOS
Os candidatos estão distribuídos entre os cinco segmentos que irão compor a representação da sociedade civil no Conselho Gestor: cinco vagas para o segmento movimentos sociais; duas vagas para o segmento entidades sindicais; duas vagas para o segmento entidades profissionais ou empresas; duas vagas para o segmento entidades acadêmicas e uma vaga para o segmento organização da sociedade civil.

- O eleitor somente poderá votar em um candidato por segmento.

- Se votar em dois ou mais candidatos de um mesmo segmento, o voto será anulado naquele segmento, permanecendo válido nos demais segmentos marcados de forma correta.

- Em caso de rasuras, desenhos ou escritos realizados fora dos espaços demarcados na cédula eleitoral, o voto será inteiramente anulado.

Urnas da votação são preparadas em
solenidade pública no Paço Municipal

Na tarde desta sexta-feira (5), no Auditório do Paço Municipal, foi realizada a cerimônia de preparação das urnas que serão utilizadas na eleição dos representantes da sociedade civil, que irão compor o Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor.

Durante a solenidade, presidida pela Comissão Eleitoral responsável pela organização do processo, foram verificados os interiores das urnas de lona, que serão utilizadas nos nove postos de votação espalhados por todas as regiões da cidade.

Na solenidade de preparação das urnas, estiveram presentes, além de membros da Comissão Eleitoral: os representantes das entidades candidatas, como testemunhas, Jair Francisco dos Santos (Sindicato dos Papeleiros) e Maria Elisângela da Silva (Quilombo Coração Valente); e o promotor de Justiça da 7ª Promotoria, Fábio Antônio Xavier Moraes

Após a checagem, as urnas foram lacradas com dois lacres, um de cor verde, inscrito "RASGUE", indicando o local em que os votos serão depositados depois de aberta a votação, e outra de cor vermelha, escrito "NÃO RASGUE", que deverá permanecer intocado durante toda a votação, sendo aberto apenas para apuração dos votos.

Em seguida, as urnas foram encaminhadas para a Câmara Municipal pela Guarda Municipal, onde permanecerão guardadas até o dia da eleição.

Após a checagem, as urnas foram lacradas com dois lacres, e encaminhadas para a Câmara Municipal pela Guarda Civil Municipal, onde permanecerão guardadas até o dia da eleição. Foto- Divulgação/PMJ

SERVIÇO
Sobre o Conselho Gestor
O Conselho Gestor será o responsável pela organização do processo de realização de capacitação da população, bem como de levantamento e coleta de propostas de revisão ao Plano Diretor da cidade, entre outras atribuições. O colegiado será composto por 12 representantes de entidades e movimentos sociais e 7 representantes do Poder Público.

As entidades e movimentos sociais com candidaturas inscritas e homologadas no processo eleitoral concorrerão em cinco categorias: movimentos populares e/ou coletivos (cinco vagas); entidades de classe sindical (duas vagas); empresas e/ou entidades profissionais (duas vagas); entidades acadêmicas e de pesquisa (duas vagas); e organização da sociedade civil (uma vaga). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection