Por Redação em Terça, 07 Outubro 2025
Categoria: Cidade

Jacareí realiza ações para prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

Campanha conduzida pela Secretaria de Saúde terá programação especial durante todo o mês e 'Dia D' em 18 de outubro. 

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, 'veste o rosa' neste mês de outubro para intensificar a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero. O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce para salvar vidas e garantir a qualidade de vida.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Durante todo o mês, as Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSF) intensificarão as ações de promoção da saúde da mulher, com diversas atividades programadas. Serão organizados grupos, rodas de conversa, palestras informativas nas salas de espera e visitas domiciliares, trabalhando de perto o tema da prevenção com a oferta dos exames Papanicolau (Preventivo) e mamografia.

Além disso, também será realizado o 'Dia D' de combate ao câncer de mama e de colo do útero, no dia 18 de outubro (sábado).

'DIA D' E CUIDADO INTEGRAL
O 'Dia D' da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero em Jacareí está marcado para 18 de outubro (sábado), com atendimento especial das 8h às 17h nas seguintes UMSFs: Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador, Parque Santo Antônio, Jardim das Indústrias e UMSF Central (Avenida Senador Joaquim Miguel, 75).

Neste dia, as mulheres que comparecerem terão acesso a um circuito completo de saúde, incluindo: vacinação; testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); coleta do exame preventivo (Papanicolau) e oferta do agendamento da Mamografia.

SERVIÇO
FIQUE ATENTA AOS SINAIS

A detecção precoce é crucial. principais sinais do câncer de mama:

- Nódulos (caroços) nas mamas, axilas ou pescoço, fixos e geralmente indolores (presentes em 90% dos casos).

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

- Alterações na aparência do mamilo ou saída de líquido.

Lembre-se que o risco da doença está associado a fatores como sedentarismo, obesidade e sobrepeso, tabagismo, consumo de bebida alcoólica e histórico familiar. O caminho da prevenção passa por escolhas saudáveis e, principalmente, por fazer seus exames regularmente. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário