Jacareí inicia vacinação contra a dengue de profissionais da Atenção Primária à Saúde
Imunização começou de forma escalonada por critérios de prioridade, conforme estratégia definida pelo Estado.
A Prefeitura de Jacareí recebeu, na última sexta-feira (6), 506 doses da vacina contra a Dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) da rede municipal, conforme estratégia definida pelo Governo do Estado de São Paulo. A vacinação teve início nesta segunda-feira (9).
Em Jacareí, segundo dados da Secretaria de Saúde, a rede possui cerca de 700 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, dentre outros. A vacinação será realizada de forma escalonada por critérios de prioridade, conforme a disponibilidade de doses.
A escolha desse público leva em consideração o fato de que esses trabalhadores atuam na linha de frente do atendimento à população e no enfrentamento direto às arboviroses no município.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o Ministério da Saúde, a vacina Butantan-DV é a primeira do mundo em dose única e oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue.
ESTRATÉGIA
A estratégia de vacinação foi articulada pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, em parceria com os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o Ministério da Saúde.
Nos últimos dias, foram realizadas reuniões técnicas e capacitações para organização da campanha nos municípios. A distribuição das doses foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com envio aos municípios conforme critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região.
Neste primeiro momento, a vacinação não será aberta ao público em geral devido à disponibilidade limitada de doses neste estágio inicial, razão pela qual o Ministério da Saúde estabeleceu, como diretriz estratégica, a priorização dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para o início da ação de vacinação.
Comentários: