Com edição comemorativa ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, exposição está aberta no MAV de Jacareí.
O MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba), abriu as portas para o SAJA 2022 – Salão de Artes de Jacareí, na terça-feira (19). Depois de 25 anos, o concurso retorna ao município com uma edição comemorativa ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Para a curadoria das obras que compõem a exposição, a Fundação Cultural de Jacarehy lançou em fevereiro deste ano, um edital de premiação, abrangendo as categorias de desenho, escultura, gravura, pintura e fotografia. Após o envio das produções, uma comissão selecionou os três primeiros lugares, definindo também, os demais contemplados.
VENCEDORES
Em 1º lugar, ganhou a obra 'Filé Chateubriand de Andiróba', do artista André Luiz Pinto dos Santos. Em segundo, a obra 'Zangão', de Pedro Cardoso Leão, foi contemplada. E, em terceiro lugar, foi selecionada 'A Pipa e o Cristo', do artista Douglas Reis.
Além dos critérios técnicos, um dos principais requisitos avaliatórios do concurso era que as obras dialogassem com a atualidade da cidade e com os aspectos conceituais apresentados durante o movimento artístico de 1922.
Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ, afirma o compromisso da instituição com a arte, enquanto órgão responsável pelas políticas públicas culturais do município. "As obras falam da evolução do homem por meio da cultura e a exposição é um convite à conexão individual dos visitantes com essa experiência", afirmou.
AGENDA
O SAJA 2022 – Salão de Artes de Jacareí ficará funcionará até janeiro de 2023, no MAV. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e, aos sábados, das 10h às 16h. O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba está localizado na Rua XV de Novembro, nº 143, Centro.