[[date:%A, %d %B %Y]]

Empresa aceita proposta e demissões na Chery estão suspensas em Jacareí

Cidadeemprego

Empresa aceita proposta e demissões na Chery estão suspensas em Jacareí

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.  

Trabalhadores da Chery durante assembleia realizada nesta quarta-feira (11), em Jacareí. Foto- Roosevelt Cássio/SMSJC

A demissão em massa na montadora de veículos Caoa Chery, localizada em Jacareí, está suspensa até o fim de 2022. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

A proposta de layoff apresentada pelo Sindicato foi aceita pela empresa e aprovada em assembleia dos trabalhadores, na manhã desta quarta, na subsede da entidade, em Jacareí.

O programa de cinco meses de layoff a partir de 1º de junho e mais três meses de estabilidade foi negociado na terça-feira (10) pelo Sindicato, em reunião com a empresa. Com o acordo, cerca de 480 empregos estão garantidos até janeiro. Nesse período, todos os trabalhadores receberão seus salários na íntegra e continuarão com planos de saúde. Parte da remuneração é paga com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

PERMANÊNCIA
O Sindmetal considerou o acordo 'uma vitória dos trabalhadores'. O Sindicato defende que os modelos Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro continuem sendo produzidos na planta de Jacareí. Já a Caoa Chery diz que pretende importar o modelo da China.

Ainda de acordo com o Sindicato, a campanha contra o fechamento da linha de montagem da fábrica inclui, principalmente, "pressionar os governos federal, estadual e municipal para que proíbam o fim das atividades na cidade", afirma. Nesse sentido, o Sindicato já protocolou uma proposta de projeto de lei na Câmara Municipal de Jacareí para proibir o fechamento da montadora.

Se o fechamento da unidade se confirmar, somente para o setor de autopeças o impacto deve ser de R$ 37 milhões. Os dados são do Ilaese (Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos).

"Agora vamos dar um novo passo e exigir a permanência da Caoa Chery em Jacareí. Por isso, estamos iniciando uma campanha nacional contra o fechamento da montadora. Também defendemos a estatização da fábrica", afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

OUTRO LADO
Procurada para comentar o assunto, a Caoa Chery informou apenas que continua em negociação com o sindicato da categoria. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection