O evento foi promovido por meio da Secretaria de Saúde e do Comus (Conselho Municipal de Saúde).
O evento, promovido pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde e do Comus (Conselho Municipal de Saúde), contou com a presença de mais de 500 pessoas ao longo dos três dias. A programação contemplou debates e palestras de importantes nomes da área da Saúde no país.
ABERTURA
A abertura do evento foi realizada na noite de segunda (20), na Câmara Municipal. O palestrante principal do dia foi o médico sanitarista Gonzalo Vecina, que abordou a importância de realizar encontros como estes, a relevância do debate, troca de conhecimento, entre outros.
"As conferências de saúde são ritos de renovação. Neste momento, estamos fazendo uma cerimônia para marcar este novo tempo na Saúde do nosso país. É um movimento muito importante e temos que valorizar isso. E tudo começa nos municípios, principalmente em um Brasil que está tentando reforçar a importância da ideia de democracia", explicou Vecina.
DEBATES
Os outros dois dias da Conferência foram de debates no Complexo Educacional Paulo Freire, com a presença dos delegados eleitos. As discussões foram norteadas por quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
"Três dias de muito aprendizado, debates e trocas de ideias, com a participação de 130 delegados, entre gestores e prestadores de serviços de saúde; trabalhadores e usuários do SUS. Os temas abordados orientarão as diretrizes para elaboração do plano municipal de saúde e as ações prioritárias no município", ressaltou Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.