[[date:%A, %d %B %Y]]

Cerca de 150 participam da 'Caminhada em favor da Luta Antimanicomial’, em Jacareí

Cidadereflexão

Cerca de 150 participam da 'Caminhada em favor da Luta Antimanicomial’, em Jacareí

O público caminhou pela região central e assistiu a diversas apresentações artísticas. 

O público presente caminhou do Pátio dos Trilhos até o Parque da Cidade. Foto- Divulgação/PMJ

Cerca de 150 pessoas participaram da '4ª Caminhada em favor da Luta Antimanicomial', na manhã de quinta-feira (26), em Jacareí. O evento foi organizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. A data promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

O público presente caminhou do Pátio dos Trilhos até o Parque da Cidade, onde assistiu a diversas apresentações artísticas, como dança, música, coral e artesanatos, realizadas por pacientes das oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

"Antigamente, os pacientes psiquiátricos eram discriminados, trancados e escondidos. Como médica, vi inúmeras crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista, por exemplo, sendo tratadas como crianças doentes, o que sabemos que não são. Hoje em dia nós conseguimos, com muito trabalho, mudar essa visão da população", comentou Rosana Gravena, secretária de Saúde.

CAPS
A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade.

Esse modelo vem substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, e incentivando o convívio com a família e a comunidade. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection