Celso diz que empresa de coleta faz 'chantagem' em início de governo
Desde a última sexta-feira (3), coletores da Ambiental paralisaram os serviços em protesto ao não pagamento do vale alimentação.
O prefeito de Jacareí, Celso Florêncio (PL), saiu às ruas neste domingo (5), para conferir pessoalmente as ações que o novo governo municipal vem realizando no sentido de minimizar os efeitos da greve dos coletores de lixo na cidade. Desde a última sexta-feira (3) a categoria paralisou os serviços em protesto ao não pagamento do vale alimentação, que deveria ter sido feito no final de dezembro. Desde então, coleta de lixo e a varrição das ruas não estão sendo realizadas provocando acúmulo de resíduos por todo o município.
Por volta das 10h, enquanto conversava com servidores ligados à Secretaria de Infraestrutura, no entorno da feira da Avenida Pereira Campos, na região do bairro São João, Florêncio afirmou que a empresa Ambiental, responsável pelos serviços de coleta e varrição, está fazendo 'chantagem' com a Prefeitura.
Segundo o prefeito, no início do primeiro mandato do ex-prefeito Izaias Santana, em 2017, eram seis notas fiscais sem pagamento e mesmo assim a empresa não parou. "Hoje, são 30% de atraso em relação ao pagamento de uma única NF pendente e a empresa está parada", destacou.
O prefeito de Jacareí revelou que a Ambiental recebeu cerca de R$ 100 milhões pelos serviços prestados em 2024 e que esse montante por si só não reforça a justificativa da Concessionária de que estaria com problemas de fluxo de caixa para manter as contas em dia. "Mesmo porque o contrato diz que independente do pagamento da Prefeitura, o serviço tem de ser prestado", reforçou.
Na manhã deste domingo (5), Celso Florêncio participou diretamente de uma ação com a presença de servidores municipais para orientar e conscientizar moradores e feirantes, distribuindo também folhetos de orientação sobre a dengue e sacos de lixo, para minimizar os impactos da greve. Esses sacos de lixo serão recolhidos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura, ao final das quatro feiras livres programados para o dia: São João, Parque Meia-Lua, Cidade Salvador e Vila Branca
COLETA EMERGENCIAL
Outra providência adotada pela Prefeitura de Jacareí na tentativa de minimizar os efeitos da greve dos coletores foi a criação de 'Pontos de Coleta Especiais', que funcionaram das 8h às 14h nos Locais de Entregas Voluntárias (LEVs) dos bairros Jardim Santa Maria (região norte) e Jardim Elza Maria (região oeste, ao lado do SESI), e no Aterro Sanitário localizado no bairro Cidade Salvador (região leste).
Confira abaixo a íntegra do pronunciamento do prefeito Celso Florêncio (PL) sobre a greve, na manhã deste domingo (5).
Comentários: