[[date:%A, %d %B %Y]]

Câmara aprova troca de imóveis entre Prefeitura e Igreja Católica em Jacareí

CidadePatrimônio

Câmara aprova troca de imóveis entre Prefeitura e Igreja Católica em Jacareí

Antiga Igreja do Rosário, na região central, irá preservar objetos e documentos e se transformar no Museu de Arte Sacra.  

Vista externa da Capela de Nossa Senhora do Rosário, região central de Jacareí. Foto- Emerson Tersigni

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (20), uma permuta de imóveis entre a Prefeitura de Jacareí e a Mitra Diocesana de São José dos Campos. O projeto, de autoria do prefeito Izaias Santana (PSDB), provocou polêmica nas redes sociais.

A permuta prevê a troca de imóvel pertencente ao Município, localizado na esquina das ruas João Ferraz e Treze de Maio (região central), antiga sede da Secretaria de Assistência Social, com imóvel da Mitra Diocesana, onde fica a tradicional Igreja do Rosário, na praça que leva o mesmo nome, também na região central de Jacareí.

Nas redes sociais, o prefeito Izaias justificou a troca esclarecendo que a Diocese de São José procurou a Prefeitura, informando sobre seu interesse em ampliar a área administrativa da Igreja Matriz, utilizando o imóvel até então pertencente ao Município. "Ofereceu o prédio da Igreja do Rosário, justificando que nele não há mais celebrações religiosas e que a Mitra não mais o utilizará como igreja", pontuou.

"A Capela de Nossa Senhora do Rosário não é mais utilizada com a frequência. No entanto, possui presença impactante para o acervo patrimonial de Jacareí, em decorrência de sua localização estratégica, qualificando e valorizando a cultura histórica do Município", explicou Izaias.

Ainda segundo o prefeito, o assunto foi levado à Fundação Cultural de Jacarehy, que através de sua Diretoria de Patrimônio emitiu parecer favorável à troca, projetando o local como sede de um futuro Museu de Arte Sacra, preservando objetos e documentos do período anterior à Proclamação da República. "Período no qual a religião católica era a religião oficial do Império, fato que justifica a criação do museu", completou.

O prefeito de Jacareí esclareceu também que a Mitra Diocesana aceitou celebrar a permuta 'sem devolução de valores'. 

Imóvel na esquina das ruas João Ferraz e Treze de Maio, antiga sede da Secretaria de Assistência Social. Foto- DJ/Imagem
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection