Sexta, 22 Novembro 2024

Vivências de uma mãe com um filho superdotado

Geralliteratura

Vivências de uma mãe com um filho superdotado

Escritora Claudia Tozzini Barretto compartilha em livro as alegrias e desafios de conviver e criar um filho com altas habilidades.  

Claudia Tozzini Barretto (no detalhe) também busca despertar no leitor um novo olhar sobre formas diferenciadas de aprendizagem. Foto- Divulgação

Quando Felipe Barretto tinha 14 anos de idade, finalmente as angústias e problemas que viveu na escola, por anos, ganharam um nome: superdotação. Assim que identificada a condição, ele e a família finalmente puderam fazer escolhas para auxiliá-lo no seu crescimento e formação.

É essa experiência peculiar, da infância à adolescência do filho, que Claudia Tozzini Barretto compartilha no livro 'Ele é Superdotado, e daí?'

Uma criança extremamente organizada, bem-humorada e sincera. Agitado e pouco sociável, evitava o contato físico. Este era Felipe, um garoto inteligente e cheio de talentos, mas nem sempre compreendido fora do ambiente familiar. A partir das dificuldades enfrentadas pelo jovem, como bullying e repreensão de comportamentos, a obra de Claudia acolhe pais, educadores e profissionais da saúde que sentem na pele os desafios de entender e conviver com pessoas superdotadas.

Dividido em duas partes, 'Ele é Superdotado, e daí?' não se limita a uma narrativa de experiência pessoal – também traz elementos técnicos para contextualizar aspectos fundamentais da superdotação. Com base em estudos e profissionais da área, a mãe-autora conceitua o universo das pessoas identificadas, revela aspectos que caracterizam uma pessoa com altas habilidades e aponta as diferenças entre superdotação, genialidade e precocidade.

Claudia Tozzini Barretto também busca despertar no leitor um novo olhar sobre formas diferenciadas de aprendizagem, ao questionar o despreparo do ambiente escolar no Brasil, seja público ou privado, para receber alunos com os mais diversos tipos de condições. O prefácio de Maria Helena Oliveira, psicóloga que identificou Felipe, e posfácio de Maria Lúcia Sabatella, referência no assunto no Brasil, reforçam a importância da identificação e da ampliação da discussão no país na intenção de promover mudanças sociais e no âmbito educacional.

SERVIÇO
Título:
Ele é Superdotado, e daí?
Autora: Claudia Tozzini Barretto
Preço: R$ 44,90
Link de venda: site da autora. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection