[[date:%A, %d %B %Y]]

São Paulo tem menor média do ano de internações por Covid-19

GeralEfeito vacinação

São Paulo tem menor média do ano de internações por Covid-19

Média de novas hospitalizações entre 15 e 21 de julho é de 1.403, reflexo direto da imunização para evitar casos graves

Autoridades do governo de São Paulo durante coletiva à imprensa (Crédito: Governo de SP)

O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou na quarta-feira (21) que a média de internações no estado de São Paulo por Covid-19 nos últimos sete dias é a menor já registrado em 2021. Entre os dias 15 e 21 de julho, a média de hospitalizações ficou em 1.403, refletindo diretamente o impacto positivo da imunização para evitar casos graves da doença.

São Paulo iniciou a campanha de imunização em todo o Brasil no dia 17 de janeiro, com vacinas produzidas e fornecidas a todo o país pelo Instituto Butantan. Agora, as internações na última semana epidemiológica caíram 10% em relação ao período com a menor média de hospitalizações até então, verificada em 9 de janeiro, com 1.560 registros de novas internações no estado.

Neste mês, São Paulo se tornou o primeiro estado brasileiro a vacinar mais de 50% da população com ao menos uma dose de imunizantes contra o coronavírus. Até as 13h25 de quarta-feira (21), eram 25.105.528 pessoas protegidas com pelo menos uma dose, o equivalente a 54,24% dos habitantes do estado.

Outras 8.660.649 pessoas estão com o esquema vacinal completo com duas doses dos imunizantes do Butantan, Fiocruz ou Pfizer ou ainda a aplicação única da vacina fornecida pela Janssen. Desta forma, 18,71% da população de São Paulo já completou o ciclo de imunização contra a Covid-19.

OUTRAS DOENÇAS
De acordo com o governo estadual, a redução o número de internações permite que os serviços de saúde comecem a retomar atividades que foram prejudicadas pela pandemia, como realização de cirurgias eletivas e ampliação do atendimento a pacientes com doenças graves. Assim, quanto mais rápido o cronograma da vacinação, menor será a pressão sobre a capacidade hospitalar em São Paulo.

"No dia 1º de abril, quando tivemos o pico da segunda onda, estávamos com 13.150 pacientes internados. São 50% a menos de pacientes internados nas UTIs. E o que chama atenção também é a queda na enfermaria, com 6.437", afirmou o Secretário de Saúde Jean Gorinchteyn. "Isso é claramente relacionado com a vacinação. Estamos vacinando e impactando na mortalidade e nas internações."

NÚMEROS

Ao longo de toda a pandemia, o estado de São Paulo registrou 3.966.009 casos de Covid-19, com 135.973 mortes. Os casos recuperados marcam 3.643.435 até o momento, além de 418.131 altas hospitalares. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection