As cinco agremiações que passaram pela avenida levaram o público ao delírio, com sambas-enredos que caíram na boca do povo.
O colorido do Carnaval emocionou os foliões que foram à Rua 15 de Novembro, na noite desta segunda-feira (16), para prestigiar a retomada dos desfiles das escolas de samba de São José dos Campos. As cinco agremiações que passaram pela avenida levaram o público ao delírio, com sambas-enredos que caíram na boca do povo.
Balaioo, Estrela de Prata, Acadêmicos do Santa Cruz, Raízes Jovens do Campo dos Alemães e Sol Nascente emocionaram os espectadores, que ficaram 13 anos sem o desfile na cidade. "É a primeira vez que participo do Carnaval de São José. Muito animado", disse Gilmara Soares, que é de Salvador (BA) e mora em São José há 10 anos. "E olha que de Carnaval eu entendo", brincou Gilmara.
Nesta retomada do evento, não houve competição entre as escolas, com todas recebendo troféu de participação. A Polícia Militar estimou o público em 10 mil pessoas durante o evento.
DESFILE
A primeira a entrar na avenida foi a Balaioo, que levou para a avenida o enredo "Balaioo - 10 anos de amor e tradição". Nos 50 minutos de desfile, mostrou que a escola é um ponto de cultura pulsante, onde diferentes expressões convivem e se fortalecem. Do samba à capoeira. Do futsal ao teatro. Nem um problema no carro abre alas atrapalhou a bela apresentação.
Em seguida, foi a vez da Estrela de Prata, que destacou as belezas de São José dos Campos com o enredo "Generosos são meus ares e minha terra".
A Acadêmicos da Santa Cruz foi a terceira escola da noite, com um samba que caiu no gosto do público: "A doce história do chocolate, o alimento dos deuses".
A penúltima foi a Raízes do Campo dos Alemães, que propôs uma reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza. O enredo "Natureza! Mãe… Preservação, reciclagem, consciência e cidadania, o ciclo de amor que transforma o corpo, a mente e a alma" levantou o público que assistia ao desfile.
O fechamento foi em grande estilo, com o desfile da Sol Nascente, com o samba "Parintins". A escola, que levou muita cor e animação para a avenida, saiu da avenida sob muito aplauso.