[[date:%A, %d %B %Y]]

Recuperação de talude que cedeu, em abril de 2022, em Ubatuba, entra na fase final

Geralestradas

Recuperação de talude que cedeu, em abril de 2022, em Ubatuba, entra na fase final

Local foi um dos vários atingido pelas fortes chuvas; conclusão dos serviços é para o fim desse mês.

Para conclusão do serviço, falta finalizar o revestimento vegetal que é feito para proteger a área da infiltração e a condução exagerada de água. Foto- Divulgação/CCR RioSP
As equipes de engenharia e de obras da Concessionária CCR RioSP devem concluir até o fim desse mês os trabalhos de recuperação definitiva do talude que cedeu no km 1,200 da pista sentido São Paulo da Rodovia Rio-Santos, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP. O local é um dos 450 pontos atingidos por uma forte chuva, em abril do ano passado.

Para conclusão do serviço, falta finalizar o revestimento vegetal que é feito para proteger a área da infiltração e a condução exagerada de água, proporcionando maior estabilidade para o solo e minimizando riscos de deslizamentos.

AÇÕES
De acordo com a Concessionária, a primeira ação foi realizar a desobstrução total da via, com a retirada da terra e vegetação que caiu após o deslizamento do talude interditando totalmente à rodovia nesse trecho. Na sequência, foi refeito todo o sistema de drenagens profundas e superficiais. Além do retaludamento - processo de terraplanagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes em um determinado local para se conseguir uma estabilização do mesmo.

Também foi aplicada a técnica de contenção de rip-rap - formada normalmente por duas camadas, onde a camada externa é de pedras maiores que protegem o talude, principalmente da força das ondas. Já a camada interna é formada por pedras menores, com função de evitar que a água que passa pela camada exterior carregue partículas do solo do talude. 

Por fim, será feito o revestimento vegetal da área danifica pela chuva. Para realização dos serviços, foram gerados 15 empregos indiretos. 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection