Programação traz obras gratuitas de diferentes lugares do país, espetáculos premiados, oficinas e debates.
A 38ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), acontece de 18 a 24 de novembro, em São José dos Campos. Espalhado por toda a cidade, um dos maiores eventos das artes cênicas do Brasil traz na programação obras gratuitas de diferentes lugares do país, espetáculos premiados, oficinas e debates.
O Festivale é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
O festival apresenta ao público, anualmente, o que há de melhor, mais criativo e mais surpreendente nos palcos nacionais. A abertura será com o espetáculo Tio Vânia, do Grupo Tapa, no dia 18, às 20h. A peça, dirigida por Eduardo Tolentino de Araujo, leva ao palco do Teatro Municipal um clássico de Anton Tchekhov (1860-1904).
O evento oferece ao público a oportunidade de acompanhar a montagem feita pelo Grupo Tapa, um dos mais importantes coletivos teatrais do Brasil, que completou em junho 45 anos de atividade.
ENCERRAMENTO
O Festivale termina com o espetáculo Frida Kahlo, dia 24, às 20h, no Teatro Municipal. O solo traz uma Frida Kahlo lúcida, solar, celebrando o Dia dos Mortos, em uma festa belíssima na tradição mexicana.
Enquanto prepara um jantar para seus convidados, vivos ou mortos, passeia por sua vida relembrando e trazendo os personagens que passaram por sua história. Poesia, paixão, comicidade em um espetáculo de extrema teatralidade.
INSCRIÇÕES
O Festivale recebeu a inscrição de 179 espetáculos de todo o país. Desse total, foram selecionadas 20 peças de diferentes gêneros. Também desembarcam na cidade espetáculos convidados. Dos selecionados, são oito espetáculos de São José, oito de outras cidades paulistas e quatro de diferentes estados.
As propostas selecionadas, além de São José dos Campos, são de Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Itajaí (SC) e Florianópolis (SC).
O Festivale também trará debates e workshops para artistas e interessados na área.