Domingo, 28 Setembro 2025

Queimadas às margens da Dutra acendem alerta para a segurança

Geraltempo seco?

Queimadas às margens da Dutra acendem alerta para a segurança

Os trechos com maior número de ocorrências registradas em São Paulo, estão nos municípios de Santa Isabel, Jacareí e Taubaté. 

Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados mais de 520 focos de incêndio ao longo do trecho. Foto- Divulgação/RioSP

Durante a temporada de seca, as queimadas às margens das rodovias ameaçam motoristas e o meio ambiente. Entre janeiro e agosto deste ano, a RioSP, uma empresa Motiva, registrou mais de 520 focos de incêndio ao longo do trecho sob sua gestão na Via Dutra (BR-116), comprometendo a visibilidade, a segurança viária e a vida das pessoas, da fauna e da flora.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Uma bituca de cigarro pode ser o suficiente para desencadear um incêndio de grandes proporções. O fogo também pode ser provocado de forma criminosa ou por negligência como por meio de queimadas de lixo, realização de fogueiras e a limpeza de áreas com fogo, que traz sérios riscos e podem provocar acidentes graves por reduzir a visibilidade.

NÚMEROS
Na região sudeste, a época de seca ocorre entre maio e setembro e se agrava entre os meses de julho e setembro. Somente em agosto deste ano, a concessionária registrou 160 ocorrências de incêndios de pequenas, médias e grandes proporções ao longo da Dutra.

Os trechos com maior número de ocorrências registradas nesse período, no estado de São Paulo, estão nos municípios de Santa Isabel, Jacareí e Taubaté. Já no estado do Rio de Janeiro, estão em destaque Barra Mansa, Itatiaia e Resende.

CONSEQUÊNCIAS
Além dos riscos de acidentes, os incêndios aumentam os atendimentos, geram congestionamentos devido a necessidade de interdição da via para contenção das chamas, afetam o tráfego de cargas e o principal: traz risco devido a inalação da fumaça que pode provocar mal-estar e confusão mental nos ocupantes do veículo e aumenta as chances de acidentes graves, devido a visibilidade do motorista ser prejudicada pela fumaça. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection