Autora de 'A Ferrugem do Sorriso' convida leitores a se distanciarem da velocidade e da lógica comuns na realidade.
No livro 'A ferrugem do sorriso', a autora Patricia Ytap convida as mulheres a pausarem um pouco a rotina neste Dia das Mães para encaixar lazer no meio das responsabilidades. Entre tantas demandas e desafios da maternidade, a obra proporciona um momento de sossego e reflexão por meio de poemas e ilustrações que fazem as leitoras se conectarem com a própria subjetividade em um mundo tão automatizado.
A escritora reúne uma série de poemas surrealistas cujo intuito é distanciar o público da objetividade e ajudá-lo a imergir nas sensações. Diante de uma língua automatizada, ela brinca com as palavras, apresenta referências da cultura pop, destrói e reconstitui frases para construir novos sentidos.
A autora reverte as explicações dos dicionários e recorre a um vocabulário próprio ao utilizar expressões como 'the book is on the table' e trabalhar o imaginário cultural do Brasil quando escreve no poema 'Carnaval' sobre o 'pé de manga que ama futebol'. O livro é uma coleção de referências da autora, que usa imagens poéticas e figuras de linguagem para dialogar com os universos individuais de cada leitor.
A obra é apoiada por ilustrações que também se contrapõem ao excesso de racionalidade. Produzidas pela escritora, as pinturas fazem parte de uma exploração conceitual e abstrata da artista, que desenvolve a carreira ao integrar exposições e participar de cursos livres e laboratórios criativos.
SERVIÇO
Título: A ferrugem do sorriso
Autora: Patrícia Ytap
Preço: R$ 45
Onde encontrar: Editora Toca.