[[date:%A, %d %B %Y]]

Parar de fumar e consumir álcool pode evitar 40% dos casos de câncer

Geralsaúde

Parar de fumar e consumir álcool pode evitar 40% dos casos de câncer

Câncer (tumor maligno e neoplasia) é a denominação genérica de um grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo.  

A doença é caracterizada pelo crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos. Foto- Divulgação/AI

O consumo de tabaco, bebida alcoólica, alimentação inadequada e a falta de prática de atividades físicas estão entre os principais fatores de risco para o surgimento do câncer em todo o mundo.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o câncer é uma das principais causas de morte na população. A previsão é que 2,1 milhões de pessoas morram em decorrência da doença, até 2030.

Câncer, também conhecido como tumor maligno e neoplasia, é a denominação genérica de um grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. A doença é caracterizada pelo crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos.

"É unânime entre as recomendações médicas a indicação de hábitos saudáveis, como a interrupção do fumo, de bebidas alcoólicas, além do estímulo à prática de atividades físicas regulares na prevenção do câncer. De acordo com a OPAS, 40% dos casos poderiam ser prevenidos evitando estes fatores de risco", destaca a médica Gisele Abud, diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP).

A unidade, que pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, está localizada na região litorânea do estado de São Paulo e atua como referência para urgências em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia.

A médica acrescenta que o câncer de pulmão está entre os mais comuns, segundo as autoridades em saúde, e que o tabagismo é o principal fator de risco para o câncer, causando 22% das mortes.

"É inegável que rastrear o câncer precocemente é fundamental para tratar corretamente e aumentar as chances de cura, mas a recomendação prioritária, é adotar hábitos que contribuam de fato para o não aparecimento da doença", afirma Gisele. "Os exames ajudam no monitoramento e se fazem essenciais, porém, a prevenção de fato é mudar hábitos, rotina, o que permite que o corpo funcione melhor e saudável", complementa.

SERVIÇO
DICAS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

- Não fume;
- Não consuma bebidas alcoólicas;
- Coma alimentos saudáveis;
- Pratique atividades físicas;
- Mulheres, realizem o exame preventivo do corpo do útero;
- Vacine-se contra HPV, Hepatite e outras doenças;
- Não consuma carnes processadas;
- Evite exposição ao sol nos horários mais quentes. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection