[[date:%A, %d %B %Y]]

Mistura de frio com tempo seco pode causar alergias respiratórias

Geralsaúde

Mistura de frio com tempo seco pode causar alergias respiratórias

Especialistas do Hospital Paulista dão dicas de prevenção aos problemas, mais comuns nas baixas temperaturas.  

A mistura do tempo seco, comum da estação, com o frio elevado pode trazer diversos danos à saúde. Foto- Shutterstock/AI

Ainda estamos no Outono, mas as baixas temperaturas no Brasil têm feito com que muitas pessoas vivenciam uma sensação de Inverno. Na capital paulista, os termômetros registraram 7 graus na madrugada de 18 de maio, a temperatura mais baixa para o mês nos últimos 32 anos. Já no Rio Grande do Sul, o frio intenso trouxe neve e foi responsável pelo fechamento de diversas escolas.

A mistura do tempo seco, comum da estação, com o frio elevado pode trazer diversos danos à saúde. Gripes, resfriados e agravamento dos quadros de asmas, rinites e sinusites estão entre as patologias mais comuns causadas pela baixa imunidade provocada pela estação.

Os otorrinolaringologistas do Hospital Paulista Dr. Gilberto Ulson Pizarro e Dra. Cristiane Passos Dias Levy também alertam para as dores de garganta e otites -- infecções e inflamações do ouvido --, que tendem a aumentar com o frio e podem causar problemas graves, como a surdez, caso não tratadas precocemente e adequadamente.

DOR DE GARGANTA
Problema muito comum no frio, a dor de garganta pode ter várias causas, sendo a mudança brusca de temperatura uma delas. Conforme Dr. Gilberto, a oscilação do clima diminui o batimento ciliar da mucosa, podendo deixar bactérias entrarem na garganta.

"A piora pode acontecer por conta das trocas bruscas de temperatura. Apesar do Outono, estávamos em uma temporada de sol e tempo quente, o que acarreta o surgimento do problema", explica o especialista.

O médico reitera a importância de tomar água com frequência ao longo do dia, principalmente durante o tempo seco. "A garganta é uma região que só trabalha bem quando está úmida. Caso haja ressecamento por falta de hidratação ou alguma doença, podemos ter inflamações da mucosa, dores e sensações de inchaço ao engolir."}

OTITES
Outro grande afetado durante o frio pode ser o ouvido, por conta das otites, infecções que atingem o ouvido médio e parte interna do tímpano e costumam ser dolorosas por conta de inflamações e do acúmulo de secreções. Caracterizadas por três diferentes tipos - otite externa, otite média e otite interna -, elas são mais comuns em crianças, mas podem atingir todas as pessoas em variados momentos da vida.

Dr. Gilberto detalha como é possível evitar o problema, mantendo livre a comunicação do nariz com o ouvido, chamada de tuba auditiva, e indica algumas recomendações básicas: enxugue os ouvidos com a ponta da toalha, sem esfregar, após o banho; não utilize hastes flexíveis ou qualquer objeto dentro dos ouvidos. Eles podem causar feridas na pele, retirar a camada protetora de cera e aumentar a probabilidade de infecção.

Para quem tem otites recorrentes, é recomendável utilizar protetores auriculares de silicone.

ALERGIAS RESPIRATÓRIAS
Cerca de 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para aqueles que apresentam o problema, o Outono costuma ser uma estação bastante delicada, podendo potencializar crises e desconfortos por conta do tempo seco.

"Durante o frio, é comum o surgimento das alergias respiratórias. Em decorrência das quedas bruscas na temperatura, as pessoas tendem a buscar seus casacos e agasalhos que normalmente estão guardados há muito tempo, o que é péssimo para alérgicos, já que fechados em armários juntam muitos ácaros", explica Dra. Cristiane.

A especialista destaca que, para um diagnóstico correto e completo, é importante que o médico pesquise o histórico clínico do paciente, bem como o familiar. Dessa forma, ele poderá identificar a causa da alergia.

Confira algumas dicas da médica para diminuir as chances de crise: tomar bastante água; fazer lavagens nasais frequentes com soro fisiológico para hidratar as mucosas; limpar bem a casa ou o ambiente que irá utilizar; optar por aspirar e passar pano úmido em vez de varrer os locais; usar capas antiácaros em colchões e travesseiros; sempre que possível, colocar travesseiros e edredons no sol; evitar objetos que acumulem pó nos quartos, como cortinas, tapetes e carpetes; limpar com frequência os filtros de ar-condicionado; evitar, quando possível, mudanças bruscas de temperatura e buscar auxílio médico e não abandonar o tratamento após a chegada do calor.

SERVIÇO
Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia
Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, possui mais de 40 anos de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection