[[date:%A, %d %B %Y]]

Mais de 3 milhões de CNH vencidas têm novo cronograma para renovação em SP

GeralHabilitação

Mais de 3 milhões de CNH vencidas têm novo cronograma para renovação em SP

As datas para regularização contemplam as que venceram em março de 2020 até as que expiram em 31 de dezembro de 2022. 

É possível fazer a regularização com agendamento online no site do Poupatempo ou no app do Detran-SP. Foto- Divulgação

Motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida têm um novo calendário para renovar o documento no estado de São Paulo. As datas para agendar a regularização contemplam as que venceram em março de 2020 até as que expiram em 31 e dezembro de 2022.

A renovação estava suspensa desde o ano passado por causa da pandemia de Covid-19. A retomada do serviço, a partir de 9 de novembro, prevê a atualização das carteiras emitidas em todo o estado.

Segundo o Detran, são 3,1 milhões de documentos vencidos até outubro deste ano. Até agora, os motoristas estavam autorizados a circular com as carteiras não renovadas.

A renovação deve ser agendada conforme a data de vencimento, dos mais antigos até os mais recentes, com prazo final fixado em 31 de agosto de 2023.

É possível fazer a regularização com agendamento online no site do Poupatempo ou no app do Detran-SP. A solicitação inclui a marcação do exame psicológico, pagamento de taxa de R$ 107, que inclui o envio do documento pelos Correios. 

Mais da metade das solicitações 
em SP é feita via site e aplicativo

Antes da pandemia de Covid-19, com os postos do Poupatempo e Detran.SP abertos, uma média de 287 mil renovações de CNHs eram realizadas por mês em todo o estado. De março a agosto de 2020, quando as unidades suspenderam o atendimento ao público durante o período de maior restrição da doença, a média caiu para 62 mil ao mês. Após a retomada das atividades e a reabertura gradual dos postos, a média mensal de renovações está em aproximadamente 360 mil.

De janeiro a setembro de 2021, cerca de 3,3 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação. Desse total, mais de 2 milhões de solicitações foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo. Em julho, o serviço bateu recorde, com 365 mil solicitações em todos os canais – digital e presencial.

SERVIÇO
Importante lembrar que apenas os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a primeira via do RG e renovação do documento com mudança de dados, transferência interestadual e a alteração nas características do veículo, por exemplo, são realizados de forma presencial nos 89 postos do Poupatempo, mediante agendamento prévio.

As demais opções, além da própria renovação de CNH, como licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outros, estão disponíveis nos canais digitais.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection