[[date:%A, %d %B %Y]]

Internacional: Livro enfatiza patrimônio cultural e história da Itália

Geralregistros

Internacional: Livro enfatiza patrimônio cultural e história da Itália

Autor de onze livros e premiado com o Jabuti, fotógrafo Ricardo Martin lança seu primeiro projeto internacional.  

Dentre as fotos selecionadas para o livro (no detalhe), a que Ricardo mais gostou retrata o canal principal de Veneza. Foto- Divulgação

Um motorhome com três pessoas durante 30 dias na Itália. Essa foi a rotina do fotógrafo e apresentador Ricardo Martins enquanto produzia seu novo e 12º livro, 'Itália, redescobrindo as influências culturais do Brasil', que acompanha os registros pela Península Itálica, dos pré-Alpes no extremo norte, aos mares do sul. O lançamento será dia 14 de setembro em São José dos Campos, às 18h, na Avenida Possidônio José de Freitas, no bairro Urbanova.

Na companhia do diretor de cinema Fabio Tanaka, que registrou os momentos em vídeo, transformando os bastidores da viagem toda em uma série de quatro episódios pela RM produções, Ricardo também dividiu o motorhome com Sam, um italiano próximo de um amigo pessoal do fotógrafo, que os guiou Itália à dentro durante um mês.

Dentre as fotos selecionadas para a publicação, a que mais gostou retrata o canal principal de Veneza. Ricardo conta que a cidade sempre fez parte de seu imaginário devido à filmes como 'O Conde de Monte Cristo'. "Sempre tive um fascínio pelo lado romântico, mágico e cinematográfico de Veneza. Quando cheguei lá, era muito mais do que imaginava, e isso foi encantador para mim," explica.

No mundo das imagens, Ricardo conta que não procurou nenhuma inspiração para as fotos e buscou ser totalmente autoral para evitar comparações. A viagem ocorreu em 2022 e já no mesmo ano o livro estava pronto.

CARREIRA
Considerado um dos principais nomes da fotografia de natureza e cultura do país na atualidade, é autor e editor de 12 livros, apresentou e produziu quatro séries passando pelo Pantanal, Amazônia, Itália e litoral brasileiro, onde mostra os bastidores de suas expedições.

Em 2012, foi honrado com um dos maiores prêmios da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti, na categoria de melhor fotografia pela obra 'A Riqueza de um Vale'.

SERVIÇO
Sobre Ricardo Martins
Ricardo Martins é natural de São José dos Campos (SP), fotógrafo e jornalista de formação. Dedica-se às imagens de natureza, animais e cultura desde 2002. Autor de livros como 'A Riqueza de Um Vale' e 'Amantikir', já fez trabalhos em países como o Irã, a convite do Itamaraty, e é colaborador da National Geographic Brasil. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection