Quinta, 19 Setembro 2024

SP divulga balanço de passagens pelo primeiro pórtico com sistema free flow

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SP divulga balanço de passagens pelo primeiro pórtico com sistema free flow

Patamar foi atingido poucos dias após a inauguração do primeiro pórtico com sistema free flow de São Paulo, na praça de Itápolis.  

Primeiro pórtico do sistema de free flow de São Paulo, implantado na praça de pedágio de Itápolis. Foto- Governo de SP

As tags para pagamento de pedágio foram utilizadas por 82% dos veículos que passaram pelo primeiro pórtico do sistema de free flow de São Paulo, implantado no dia 4 de setembro na praça de pedágio de Itápolis, nos dois sentidos da rodovia Laurentino Mascari (SP-333). O levantamento da EcoNoroeste, concessionária responsável pela administração do trecho, também registrou uma média de 4 mil veículos passando por dia no novo pórtico.

A operação do pedágio eletrônico começou no dia 4 de setembro e possui investimento de R$ 17,5 milhões. A implantação do sistema faz parte do contrato firmado entre a concessionária, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e o Governo do Estado.

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O pórtico garante a cobrança automática de pedágio que se aplica aos veículos com tag, assegurando mais agilidade e fluidez no tráfego ao usuário. Além disso, a identificação também pode acontecer pela placa dos veículos. Nesse caso, é gerada uma guia de pagamento que deve ser quitada em até 15 dias.

Para efetuar o pagamento, o condutor pode acessar o site ou aplicativo da EcoNoroeste; pelo WhatsApp 0800 326 3663 ou presencialmente nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333.

RODOVIAS
De acordo com o governo estadual, o uso de tags nas rodovias concedidas tem crescido significativamente nos últimos anos, passando de 59,3% em 2016 para 72,6% em 2024. Esse aumento pode ser atribuído a diversos fatores, como a inclusão de novos lotes no sistema concedido, a criação de novas praças de pedágio e a implementação do Sistema de Desconto do Usuário Frequente (DUF), que incentiva o uso do pagamento eletrônico, diz a Artesp.

SERVIÇO
Multa por evasão
O não pagamento da tarifa é considerado infração grave de trânsito pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com uma multa de evasão no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação. Para garantir uma viagem tranquila e evitar autuações, é fundamental que os usuários planejem sua rota antecipadamente, verificando as tarifas ao longo do trajeto e os métodos de pagamento aceitos pelas respectivas concessionárias.

Além disso, ao utilizar as pistas automáticas, os motoristas devem certificar-se de que seus dispositivos eletrônicos estão devidamente liberados para cobrança e obedecer às regulamentações de velocidade e distância, assim como às sinalizações de passagem e cancela. 

 

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