Festas de final de ano aumentam o consumo de nozes e castanhas
Produtos nacionais podem ser uma boa opção para as festas de fim de ano diante da alta do dólar e fazem bem à saúde.
As nuts (nozes e castanhas) estão sempre presentes em uma alimentação saudável e equilibrada, e nas festas de final de ano não seria diferente. Além de proporcionar benefícios para o organismo, elas conferem um sabor característico para as receitas de Natal e Réveillon.
No entanto, com a disparada do dólar, muitas pessoas estão repensando as receitas para as festas. O que muita gente não sabe é que nem todas as nozes e castanhas são importadas. O Brasil é um importante produtor. No Norte se destaca a Castanha do Brasil; no Nordeste a castanha de caju; no Centro o baru (uma castanha rica em nutrientes e muito pouco conhecida da população); no Centro-Sul a macadâmia e no Sul a noz-pecã.
"É natural que nessa época do ano o consumo de nuts aumente. Com as famílias e amigos reunidos, as receitas ganham novos ingredientes e as castanhas, nozes e frutas secas são figurinhas garantidas na mesa do brasileiro, sendo acompanhantes de peso para os pratos que são servidos, proporcionando um sabor único, mas isso não significa que é preciso gastar mais que o previsto", destaca José Eduardo Camargo, presidente da Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas (ABNC).
Mas não é somente por dar sabor e textura as comidas que podemos citar as nuts. O último mês do ano é cercado por confraternizações, e com elas há o exagero no consumo de alimentos mais pesados e que fogem de uma alimentação equilibrada. Por ter propriedades importantes que auxiliam no funcionamento do nosso corpo, nozes e castanhas podem ser alternativas mais saudáveis para aquele petisco antes da Ceia e as frutas secas uma opção para a sobremesa, já que elas possuem ácidos graxos insaturados, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, e podem conferir efeitos cardioprotetores, anticancerígeno, anti-inflamatório e propriedades antioxidantes.
+MAIS SAÚDE
O presidente da ABNC ressalta que as propriedades de saudabilidade das nozes e castanhas são reconhecidas em vários estudos mundiais. Os pesquisadores dizem que a densidade nutricional das nozes faz com que elas sejam uma inclusão importante na dieta de idosos para retardar o declínio físico e cognitivo relacionado à idade.
Os nutrientes benéficos das nozes para um envelhecimento saudável incluem: Proteína vegetal, Gorduras insaturadas, Fibra, Vitaminas, como folato, niacina e vitamina E, minerais, incluindo selênio, magnésio, cálcio e potássio e outros compostos bioativos, como polifenóis e fitoesteróis.
"Seja para acompanhar receitas ou até mesmo o consumo in natura, as nuts estão presentes na alimentação festiva dos brasileiros e isso é muito importante para os nossos produtores, pois agrega valor às castanhas, nozes e frutas secas que são produzidas aqui no Brasil", finaliza Camargo.
Comentários: