Na região, um dos pontos funciona na agência de Jacareí.
A EDP, distribuidora de energia elétrica da região, em parceria com a Reciclus, disponibilizou 11 pontos para o descarte correto de lâmpadas usadas. Os postos de recolhimento estão disponíveis dentro das agências de atendimento presencial, entre elas em Jacareí.
Além de São Paulo, a concessionária disponibilizou outros 11 pontos de descarte em suas agências do Espírito Santo. A expectativa é recolher aproximadamente 17.600 lâmpadas tubulares e 52.800 lâmpadas compactas até o final do ano nos dois estados.
Saiba mais sobre o programa pelo site: https://brasil.edp.com/pt-br/reciclus.
É de extrema importância que o descarte e destinação de lâmpadas queimadas, seja realizado da forma correta. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, possuem substâncias nocivas para o meio ambiente e para a saúde, como o mercúrio. Por isso, descartá-las junto ao lixo comum é um grande risco, que pode ser evitado, por meio da busca da população por pontos adequados de descarte.
A coleta de lâmpadas usadas também está alinhada às metas e compromissos assumidos pela EDP frente ao gerenciamento de resíduos relacionados à cadeia de valor do setor elétrico, e busca atender a uma solicitação realizada pelos próprios clientes da empresa.
SOBRE A RECICLUS
A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 106 empresas associadas, que financiam o programa, e 3.188 pontos de coleta em 710 municípios de todo o país.
Desde 2017, já coletou mais de 20 milhões de lâmpadas. Os coletores são oferecidos sem custo pela própria associação, que é responsável pela operação de coleta e destinação final dos resíduos.